Cotidiano
Recebeu uma ligação suspeita de banco? Cuidado! Pode ser GOLPE
Golpe do pagamento, apesar de não ser novo, ainda engana muitas vítimas, que acreditam na confirmação de pagamento via ligação.
O golpe de pagamentos por telefone é uma fraude crescente que tem enganado muitas pessoas. Os golpistas se passam por representantes de empresas legítimas e entram em contato com as vítimas por telefone, solicitando confirmações de compra que, na verdade, são tentativas de roubo de informações pessoais e financeiras.
Os consumidores precisam entender como esse golpe funciona, de que modo se prevenir e onde denunciar caso se torne uma vítima para que a fraude atinja o mínimo de pessoas possível.
Como funciona o golpe de pagamento e onde denunciar – Imagem: Fizkes/Shutterstock
Como o golpe de pagamento funciona?
O golpe de pagamentos por telefone geralmente começa com uma ligação que aparenta ser de uma empresa conhecida, como um banco ou uma loja.
O golpista pode alegar que há uma compra suspeita em sua conta ou que sua informação precisa ser verificada para completar a transação.
Durante o contato, o criminoso tenta obter informações sensíveis, como dados bancários, números de cartões de crédito, ou informações pessoais.
Eles podem também pedir que você confirme uma suposta transação que você não reconhece. O objetivo é capturar seus dados para realizar compras fraudulentas ou acessar contas bancárias.
Tais ligações são projetadas para parecerem autênticas, muitas vezes utilizando técnicas de engenharia social para ganhar sua confiança.
Eles podem até fornecer números de telefone ou sites falsos que imitam os reais para dar a impressão de legitimidade.
Como se prevenir?
-
Desconfie de solicitações inesperadas: nunca forneça informações pessoais ou financeiras em resposta a uma ligação não solicitada. Empresas legítimas geralmente não pedem esse tipo de informação por telefone;
-
Verifique a identidade do chamador: se você receber uma ligação de alguém alegando ser de uma empresa, desligue e ligue diretamente para o número oficial da instituição para confirmar a solicitação. Use números de contato que você obteve diretamente da empresa, e não os fornecidos pelo suspeito;
-
Não siga links ou dê informações pessoais: evite seguir links enviados por e-mail ou mensagem, mesmo que pareçam oficiais. Em vez disso, acesse o site oficial da empresa digitando o endereço diretamente em seu navegador.
Onde denunciar?
-
Procon: o Procon é um órgão de defesa do consumidor que pode ajudar a registrar sua reclamação e orientar sobre como proceder. Visite o site do órgão no seu estado ou município para obter mais informações sobre como fazer uma denúncia;
-
Polícia Civil: registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Isso ajuda a criar um registro oficial do golpe e pode ser necessário para resolver problemas relacionados à fraude;
-
Instituições financeiras: se você forneceu informações bancárias ou de cartão de crédito, entre em contato imediatamente com seu banco ou instituição financeira. Eles podem ajudar a monitorar sua conta para atividades suspeitas e tomar medidas para proteger seu dinheiro;
-
Sites de proteção ao consumidor: há plataformas online dedicadas a coletar informações sobre fraudes e alertar os consumidores. Sites como Reclame Aqui e a plataforma do Banco Central também podem ser úteis para registrar a ocorrência.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política20 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo15 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Finanças2 dias atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco
-
Tecnologia2 dias atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem
-
Moedas2 dias atrás
Cédulas antigas do Brasil podem valer o mesmo que um carro popular