Economia
Receita Federal prorroga prazo para pagamento do DAS-MEI até 28 de maio
Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
Microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) ganharam mais tempo para quitar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). A Receita Federal prorrogou o prazo de pagamento para a próxima quarta-feira, 28 de maio, após o site de emissão dos boletos apresentar instabilidades que dificultaram a regularização das obrigações fiscais nos últimos dias.
A decisão foi oficializada na última sexta-feira, 23, em edição especial do Diário Oficial da União, por meio da Resolução nº 179 do Comitê Gestor do Simples Nacional. Tradicionalmente, o vencimento do DAS ocorre no dia 20 de cada mês, mas, diante dos problemas técnicos, a Receita optou por conceder um prazo adicional sem penalidades para os contribuintes.
O DAS-MEI reúne tributos como INSS, ICMS e ISS em uma única guia de pagamento mensal, com valor fixo equivalente a 5% do salário mínimo, acrescido de valores adicionais conforme o setor de atuação. Atualmente, a contribuição obrigatória varia entre R$ 75,90 e R$ 81,90. Mesmo que o microempreendedor não tenha registrado movimentações com seu CNPJ no mês, o pagamento deve ser realizado para garantir acesso a benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte e salário-maternidade.
MEI: emissão do boleto
A emissão do boleto pode ser feita gratuitamente no site ou aplicativo do Sebrae, mediante login com CPF e senha. O Sebrae também disponibiliza atendimento pelo telefone 0800 570 0800.
Já para microempresas e empresas de pequeno porte, o DAS contempla impostos com alíquotas variáveis, de acordo com o faturamento e a atividade econômica exercida.
A prorrogação do prazo garante que os empreendedores não sejam prejudicados por falhas no sistema da Receita e possam manter seus negócios em conformidade com a legislação fiscal.
(Com Agência Sebrae).

-
Tecnologia2 dias atrás
É possível usar o Google Maps sem ter internet; veja como
-
Finanças21 horas atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Economia14 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas2 dias atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Empresas1 dia atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Carreira17 horas atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia3 horas atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista