Conecte-se conosco

Economia

Receita paga hoje restituições de lote residual do Imposto de Renda

Isso sobre a Renda da Pessoa Física.

Publicado

em

Nesta quinta-feira (28), a Receita Federal efetua o pagamento do lote residual de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de dezembro. Esse lote contempla 244.476 contribuintes, totalizando um montante de R$ 370.453.244,97.

Do valor mencionado, R$ 268.895.534,49 destinam-se aos contribuintes prioritários, abrangendo 4.314 idosos com mais de 80 anos, 39.830 entre 60 e 79 anos, 4.945 contribuintes com deficiência física ou mental ou portadores de moléstia grave, 8.831 cuja principal fonte de renda é o magistério e, por fim, 93.584 contribuintes que receberam prioridade ao optar pelo uso da Declaração Pré-preenchida ou pela modalidade de restituição via PIX. Além disso, 92.972 contribuintes não prioritários também foram contemplados.

O pagamento da restituição é efetuado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, seja por meio convencional ou mediante chave PIX. Caso ocorra algum impedimento para o crédito, como a desativação da conta indicada, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Imposto de Renda

Para reagendar o crédito dos valores, o cidadão pode utilizar o Portal BB, acessando o site do Banco do Brasil para restituição ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos).

No caso de não resgate da restituição dentro do prazo de 1 ano, o contribuinte deve solicitá-la por meio do Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Basta acessar o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Para verificar a disponibilidade da restituição, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página oferece orientações e canais de atendimento, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, incluindo o extrato de processamento acessado no e-CAC. Em caso de identificação de pendências na declaração, é possível retificá-la para corrigir eventuais informações equivocadas.

Além disso, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, permitindo consultar informações diretamente nas bases da instituição, incluindo a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de um CPF.

(Com Agência Brasil e Receita Federal).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS