Conecte-se conosco

Economia

Recuperação da atividade industrial na China disfarça desafios de empresas menores

Recuperação da atividade industrial para empresas menores foi bem menor do que das maiores desde que a pandemia teve início.

Publicado

em

A atividade industrial da China retornou a níveis de crescimento vistos no pré-pandemia, com pesquisas industriais alcançando máximas em muitos anos em novembro, mas a quantidade de notícias ofusca as batalhas das empresas menores e pressões próximas para os exportadores.

Os Índices de Gerentes de Compras oficial e o Caixin observaram leituras em máximas em três e dez anos, respectivamente, em novembro, refletindo a robusta e ampla recuperação do setor industrial.

Os lucros industriais para grandes companhias saltaram em seu ritmo mais acelerado desde 2017 em outubro, mostraram dados oficiais recentes.

O desempenho positivo foi liderado por setores de equipamentos, eletrônicos e produção de automóveis, sustentados por subsídios estatais.

Contudo, longe dos fortes números das manchetes, muitas empresas menores, que empregam a maior parte da força de trabalho da China e são por tradição o motor coletivo da indústria, ainda enfrentam desafios, indicam dados oficiais e analistas.

“A recuperação é desigual, porque é impulsionada por investimentos e construção, e principalmente por grandes empresas”, afirmou o economista-chefe Dan Wang, do Hang Seng Bank.

“A política monetária tem estado apertada desde junho, então as pequenas empresas enfrentam uma escassez generalizada de liquidez”, acrescentou.

A recuperação da atividade industrial para empresas menores ficou bem aquém das maiores desde que a pandemia paralisou as indústrias no início do ano, ainda de acordo com dados oficiais.

Já a atividade manufatureira das pequenas empresas só ganhou força em dois meses do último semestre, a um ritmo muito mais lento do que o das grandes companhias.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS