Conecte-se conosco

Mundo

Reino Unido autoriza primeira pílula antiviral contra Covid-19

Comprimido é o primeiro remédio a ser usado de forma oral em pacientes de Covid-19 que ainda não estão hospitalizados.

Publicado

em

O uso da pílula Molnupiravir em pacientes com Covid-19 foi autorizada de forma inédita nesta quinta-feira, 4, pelo Reino Unido. A Agência Reguladora de Medicamentos do país (MHRA) comunicou mais cedo que liberou o uso do remédio para tratamento de Covid leve a moderada em adultos com teste positivo para a doença.

Leia mais: Covid-19: CDC passa a recomendar vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos nos EUA

Segundo a entidade, o molnupiravir é “seguro e eficaz para reduzir o risco de admissão hospitalar e morte em pessoas com Covid leve a moderada que sofrem um risco extra”.

O medicamento é produzido pelas farmacêuticas Merck & Co Inc e Ridgeback Biotherapeutics. As fabricantes afirmam que, durante os testes clínicos, a pílula reduziu em 50% o número de internações e mortes em decorrência da Covid-19, com eficácia inclusive contra a variante Delta.

Até então, os antivirais orais usados para combater o vírus são o remdesivir e o esteróide genérico dexametasona, ambos administrados quando o paciente já está hospitalizado.

O pedido para uso do medicamento está em análise por autoridades de outros países, como a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Em breve, a solicitação também pode ser feita no Brasil.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS