Conecte-se conosco

Economia

Relatório da Microsoft aponta ataques de hackers oriundos da Rússia

Ao que tudo indica, a Rússia vem efetuando uma série de ataques cibernéticos em distintos países. Confira aqui o que está ocorrendo!

Publicado

em

Cibercriminosos voltam a minerar criptomoedas em 2021, diz Kaspersky

De acordo com a Microsoft, em seu relatório publicado no dia 22 de junho de 2022, o Brasil e outros 41 países sofrem ataques cibernéticos da Rússia durante o conflito que está ocorrendo no leste europeu contra a Ucrânia.

Veja também: Bill Gates: conheça a história do criador da Microsoft

Na realidade, em uma tentativa de iniciar uma guerra cibernética pelo mundo todo, depois de invadir a Ucrânia no dia 24 de fevereiro de 2022, hackers russos tentaram infiltrar-se nas redes de 128 organizações de distintos países, como o Brasil, os Estados Unidos da América e o Canadá.

Não obstante, de acordo com o documento que foi disponibilizado pela Microsoft, os criminosos obtiveram sucesso na invasão em pelo menos 29% dos casos. “Os alvos pareciam ser principalmente governos, embora também incluíssem grupos de reflexão, grupos humanitários e fornecedores de infraestruturas indispensáveis”, apontou o relatório.

Nessa perspectiva, também, uma equipe de análise de dados da Microsoft identificou 10 sites de notícias controlados ou influenciados pela Rússia que simultaneamente publicou relatórios em 24 de fevereiro apontando para (um) ‘último relatório do ano’ e procurando dar-lhe credibilidade. Equipes patrocinadas pela Rússia trabalharam, então, para ampliar a narrativa sobre redes sociais e sites da Internet de forma mais ampla”.

Por fim, nesse cenário caótico de ataque, criaram-se narrativas, de acordo com o relatório da Microsoft, na qual a Rússia teria impulsionado uma hipótese da criação de uma suposta arma biológica gerada pelos ucranianos. “Esta narrativa foi carregada pela 1ª vez no YouTube em 29 de novembro de 2021”, apontou o relatório da empresa.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS