Conecte-se conosco

Perfis

Bill Gates: conheça a história do criador da Microsoft

A trajetória do empresário Bill Gates é marcada pela dedicação ao trabalho e à sua história com a filantropia.

Considerado o gênio da informática, Bill Gates revolucionou a história do uso dos computadores, isto é, com o desenvolvimento de softwares.

A criação da Microsoft garantiu a Bill Gates uma fortuna estimada em 686 bilhões de reais, o colocando assim, na lista dos homens mais ricos do mundo.

Bill Gates possui um forte espírito competitivo, além disso é, corajoso, curioso e inovador, e também um workaholic e nerd declarado.

Gates também é um amante dos livros, bem como ativista na solução de problemas mundiais, como a fome, doenças infecciosas, desigualdades sociais e empoderamento feminino.

Quer aprender mais sobre Bill Gates? Então, confira o nosso artigo e acompanhe a história inspiradora desse gigante do desenvolvimento de softwares. Para isso, veja os tópicos abaixo:

  • Conheça a história de Bill Gates
  • Bill Gates: genialidade e dedicação ao trabalho
  • Voos maiores: o ingresso de Bill Gates em Harvard e criação da Microsoft
  • 1975: nasce a Microsoft
  • Lançamento do Windows
  • Bill Gates e a filantropia
  • Citações de Bill Gates para você se inspirar
  • O código Bill Gates

Conheça a história de Bill Gates

William Henry Gates III, mais conhecido como Bill Gates, veio ao mundo no dia 28 de outubro de 1955.

Nascido na cidade de Seattle, nos Estados Unidos, Bill Gates é filho do advogado William H. Gates e da professora Mary Maxwell Gates. Bill Gates é o filho do meio, assim, possui duas irmãs.

Além de advogado, o pai de Bill Gates era conselheiro em organizações civis e filantropo, o que certamente serviu de exemplo e inspiração para o engajamento de Bill Gates com as questões sociais.

William H. Gates também é autor do livro “Desperte para a vida – Reflexões sobre a benção de existir”.

Mary Gates, por sua vez, dedicou boa parte da vida à família, sempre acompanhando, portanto, a rotina dos filhos.

Bill Gates é empresário, filantropo e além disso, está na lista das pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna estimada em 130 bilhões de dólares, aproximadamente 686 bilhões de reais.

Em 1994, Bill Gates casou-se com Melinda Ann French Gates e tiveram três filhos. Melinda Gates nasceu em 15 de agosto de 1964.

Melinda é cientista da computação e ex-funcionária da Microsoft. Em 2020, foi eleita a 5ª mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes.

A união de Bill e Melinda durou 27 anos e recentemente foi anunciado o divórcio do casal.

Bill Gates: genialidade e dedicação ao trabalho

Desde muito jovem, Bill Gates é conhecido por sua genialidade. Na escola, ele se destacava por realizar contas de cabeça e além disso, por sempre concluir as atividades antes dos demais colegas de sala.

Até os 12 anos, Bill Gates estudou em uma escola pública, em seguida, foi aprovado em uma escola particular exclusiva para meninos. E foi nessa escola que tudo começou…

No Colégio Lakeside, Bill Gates conheceu o garoto Paul Allen. A partir dessa amizade surgiu a gigante Microsoft.

Naquela época, Paul tinha criado um clube de programação e convidou Gates para participar.

E foi nos computadores da escola que, aos 13 anos, Bill Gates desenvolveu o seu primeiro código, que consistia em um jogo da velha em que humanos competiam com as máquinas.

Com espírito audacioso e competitivo, Gates venceu em primeiro lugar uma competição estadual de matemática e outra na qual os seus adversários eram estudantes do Ensino Médio.

Foi nesse mesmo colégio que Bill Gates também conheceu Kent Evans, isto é, um jovem muito interessado nos negócios e que, obviamente, influenciou Gates.

Junto com Paul e Kent, Bill Gates começou a desenvolver sistemas de programação para o colégio no qual estudavam e outras empresas da região.

Desse modo, a equipe ficou conhecida por desenvolver um sistema que organizava o calendário escolar dos alunos. O projeto foi tão bem-sucedido que outras escolas começaram a solicitar o sistema de programação aos jovens.

Sem dúvida, essas experiências foram decisivas para fortalecer a parceria entre Gates e Allen, o que mais tarde iria revolucionar o uso dos microcomputadores.

Voos maiores: a história do ingresso de Bill Gates em Harvard e criação da Microsoft

Estudar em Harvard é o sonho de qualquer estudante americano, e é claro que Bill Gates, que se orgulha por ser um nerd estudioso, teria a sua aprovação com louvor nessa Universidade.

Em 1973, Bill Gates ingressou em Harvard. Na época com 18 anos, o jovem alcançou 1.590 dos 1.600 pontos, nota máxima do SAT, isto é, o exame de admissão na Universidade.

A pretensão de Gates era estudar disciplinas de Direito e Matemática. No entanto, durante o segundo ano do curso, seu amigo Allen o procurou e juntos criaram um sistema operacional para o computador “Altair 8800”.

Com o dinheiro que conseguiram com as vendas do sistema, os dois amigos criaram a Microsoft, isto é, instituição criadora de softwares para computadores pessoais.

  • 1975: nasce a Microsoft

A palavra Microsoft vem da junção das palavras em inglês microcomputer e software. Inicialmente, o objetivo da Microsoft foi o desenvolvimento de um software em linguagem BASIC para o computador Altair 8800 da IBM.

A partir daí, em 1977 a IBM decide atuar no mercado de microinformática, e para isso, contrata os serviços da Microsoft.

Nessa época, Gates e Allen investiram 50 mil dólares na compra do Q-DOS da Seattle Computer Products e após muito trabalho, o transformaram em MS-DOS, isto é, o sistema operacional em disco da Microsoft.

  • Lançamento do Windows

Mais adiante, no ano de 1983, a Microsoft lança o Windows, que logo alcançou mais de 90% dos computadores, desbancando concorrentes como o Linux.

O sistema Windows 1.0 permitiu aos usuários o uso do mouse e o recurso multitarefas, ou seja, o usuário tinha a opção de utilizar mais de um programa ao mesmo tempo.

Além disso, o sistema possuía algumas ferramentas como calculadora, relógio, calendário, bloco de notas, jogo reversi, Paint, etc.

Em 1987, a Microsoft lançou o Windows 2.0, juntamente com a compra do PowerPoint, mas também com a planilha Excel.

Posteriormente, a empresa lançou as versões 3.0, 3.1, 95, 98, Me (Millennium Edition), XP, Vista, 7 e 8.

A história de Bill Gates com a filantropia

Esse grandioso gênio da informática também se dedica bastante nas questões sociais, como saúde, educação e acesso a saneamento básico.

A preocupação com as mazelas do mundo levou Bill Gates, junto com a ex-esposa Melinda, a criarem a William H. Gates Foundation, que teve este nome de 1994 a 1999.

Melinda e Bill

Melinda Gates e Bill Gates

No ano 2000, a instituição passou a se chamar Fundação Bill e Melinda Gates e tem como principais objetivos:

  • Diminuir os problemas de saneamento básico;
  • Amenizar as doenças infecciosas ao redor do mundo;
  • Empoderar as mulheres;
  • Diminuir as desigualdades sociais.

A Fundação Bill e Melinda Gates se dedica ao financiamento de pesquisas que buscam erradicar doenças como a diarreia e a AIDS.

O empenho de Melinda e Bill Gates tornou a fundação a maior instituição filantrópica do mundo.

Citações de Bill Gates para você se inspirar em sua história

É inegável que o sucesso de Bill Gates é fruto de sua genialidade, associada à dedicação aos estudos, mas também ao trabalho.

Somado a isso, pode-se observar que a sua curiosidade e paixão por descobertas teve o incentivo, sobretudo, dos seus pais.

Com a mãe professora e o pai amante dos livros, certamente eles introduziram Gates ao universo fascinante da leitura.

A seguir, confira algumas frases de Bill Gates que servem de motivação para todos nós:

“O conhecimento passou a ser o principal fator de produção e geração de riquezas.”
“O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair.”
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.”
“Na minha opinião, investir em bibliotecas públicas é investir no futuro da nação.”
“Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar aonde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz.”
“Seus clientes mais insatisfeitos são sua melhor fonte de aprendizado.”
“O sucesso é um péssimo professor. Induz gente brilhante a pensar que é impossível perder.”

O código Bill Gates

A história de Bill Gates é documentada da série da Netflix “O código Bill Gates”, apresentando as influências de Bill Gates, mas também quais metas ele ainda pretende alcançar.

Nesse mesmo viés, a vida pessoal, bem como profissional de Bill Gates é apresentada nos livros:

  • “Os inovadores: Uma biografia da revolução digital, de Walter Isaacson”;
  • “Bill Gates: The man behind Microsoft, de JR MacGregor”
  • “Bill Gates – O nerd bilionário – coleção Grandes Empreendedores”.

Gates já publicou os livros “A estrada do futuro” e “A empresa na velocidade do pensamento”.

Além disso, ele também produz conteúdo nas redes sociais, nas quais escreve e publica artigos e resenhas de livros.

Sem dúvida, Bill Gates sempre foi um homem à frente do seu tempo e sua memorável trajetória de sucesso é a consequência de uma forte visão empreendedora.

Portanto, o nosso grande desenvolvedor de softwares e filantropo é uma personalidade que não tem medo de se arriscar, nunca se cansa de estudar e aprender.

No Capitalist você encontra esses, bem como outros perfis de mega investidores nacionais e internacionais que construíram suas carreiras e possuem histórias inspiradoras e de sucesso.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS