Agronegócio
Renda-portuguesa: saiba como cultivar essa samambaia maravilhosa
Muito utilizada na ornamentação, a renda-portuguesa é ideal para decoração de jardins suspensos.
Originária na Oceania, Austrália e Ilhas Fenji, a renda-portuguesa como é popularmente conhecida, é uma espécie de caráter perene. De nome científico Davalia Fejeensis, a planta pertencente à família das samambaias e é muito utilizada em decoração de jardins suspensos.
Suas folhagens verdes, brilhantes, com subdivisões e recortes, proporcionando à planta uma textura única e exótica, deixando sua decoração ainda mais charmosa. Por isso, hoje vamos mostrar como cultivar essa samambaia da maneira correta e deixar seu jardim ainda mais lindo. Confira!
Como realizar o plantio da renda-portuguesa
Vaso
Para o plantio ou replantio de espécies, é fundamental garantir um bom recipiente para a planta e um bom preparo do substrato. Portanto, escolha vasos de plástico ou barro e verifique se eles têm furos no fundo para que a água da irrigação possa escorrer.
Solo
O solo, por sua vez, precisa ser leve, solto, bem drenado, com pH entre 6,5 e 7,5 e rico em matéria orgânica. Para a preparação do substrato, compre turfa e adicione duas partes a uma parte de argila e uma parte de areia ou perlita. Após esse processo, adicione uma camada de drenagem no fundo do vaso, enchendo qualquer substrato com argila expandida ou cascalho de jardim para acomodar as plantas.
Clima
O clima ideal para um bom desenvolvimento da renda-portuguesa é que a temperatura varie entre os 15 e 25 °C. Ademais, durante os meses mais frios, proteja sua planta dos ventos, para evitar o amarelamento das folhas.
Iluminação
Por ser descrita também como uma espécie epífita, ou seja, vive sob a copa das árvores em seu habitat, essas espécies são melhores para filtrar a iluminação. Dito isto, fornecer sombra parcial ou iluminação indireta é o ideal.
A iluminação direta pode queimar suas folhas e impedir o crescimento de novos brotos. Portanto, é uma espécie com melhor adaptabilidade no ambiente interno, desde que o espaço seja leve, ventilado.
Rega
Por ser de uma região de clima equatorial, o ideal é regar a planta diariamente para manter seu substrato úmido, porém, é fundamental garantir que o vaso esteja bem drenado para escoar completamente o excesso de água.
Fertilização
Para que a sua samambaia tenha um bom desenvolvimento, é recomendado realizar a fertilização uma vez ao mês durante o seu período de crescimento, que ocorre entre o início da primavera e o final do outono. Dessa forma, basta adubar a planta com adubo orgânico ou líquido próprio para a espécie.
Seguindo todos os passos e dicas acima, você terá um plantio de sucesso e com belas plantas para embelezar a sua decoração.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Economia22 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto