Conecte-se conosco

Investimentos

Rentabilidade da poupança em 12 meses é a pior em 30 anos

Inflação nos últimos 12 meses gera perdas que levam a rentabilidade real da poupança ao seu menor patamar desde 1991.

Publicado

em

A inflação no país acumulou alta de 9,68% nos últimos 12 meses até agosto, perdas que levaram a rentabilidade da poupança a ficar negativa em 7,15% durante o mesmo período. A porcentagem é a pior desde 1991, quando a perda no poder aquisitivo de quem guarda dinheiro chegou a 9,72% em um ano.

De acordo com os dados da Economatica, provedora de informações financeiras, a caderneta vem descontando as perdas inflacionárias durante todos esses meses. Confira o gráfico abaixo:

Rentabilidade da Poupança

Foto: Economia G1

Como funciona a poupança

Desde 2012, a remuneração da poupança está ligada à taxa básica de juros. Quando a Selic está abaixo de 8,5%, a correção é de até 70% de seu valor, mais Taxa Referencial. Entretanto, a TR está zerada desde 2017.

Neste momento em que a Selic está em 5,25%, a poupança garante rendimento de 3,675% ao ano, nível muito abaixo da inflação. Isso reduz significativamente o poder de compra de quem aplica seu dinheiro na caderneta.

Bovespa e Bitcoin

Dentre as opções de investimento existentes no mercado, somente a Bovespa e o Bitcoin registraram rentabilidade positiva de agosto de 2020 a agosto de 2021. No período, o Bitcoin teve rentabilidade de 248,76% quando descontado o IPCA, principal medidor da inflação no país. Por sua vez, o Ibovespa gera rendimento 8,99%, já excluída a inflação.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS