Conecte-se conosco

Empresas

Restaurante inspirado no game GTA fecha as portas após reação da Rockstar Games; Entenda!

Publicado

em

A tentativa empresarial de um grupo independente dos Estados Unidos foi frustrada pela Rockstar Games, companhia conhecida e aclamada por produzir a série de games Grand Theft Auto (GTA). Isso porque os investidores decidiram dar vida ao fictício restaurante Cluckin Bell, presente nos jogos.  

Com inspiração nítida e reprodução de todos os detalhes do famoso restaurante, conhecido por quem joga GTA, o empreendimento aberto em San Diego, na Califórnia, foi encerrado após questionamento judicial feito pela Rockstar Games.  

A empresa tem como marca registrada a criação de paródias e sátiras de elementos do mundo real em seus jogos, com cidades, celebridades e marcas que remetem a algo preexistente. Apesar disso, ela nunca chegou a fazer o contrário, ou seja, tornar real lojas ou comércios que aparecem nos games.

Oportunidade

Como esse espaço estava em aberto, um grupo de jovens empresários decidiu, no ano passado, se aproveitar da brecha e criar o restaurante temático inspirado no Cluckin Bell.  

As referências ao jogo eram claras. O estabelecimento oferecia Sprunk, que nada mais é do que uma alusão satírica ao refrigerante Sprite, e os funcionários se vestiam com uniformes amarelos e chapéus de galinha, característicos da versão fictícia.

A novidade foi um sucesso imediato e gerou bastante curiosidade de consumidores e turistas, especialmente durante a Comic-Con de San Diego. O restaurante chegou a viralizar na internet, mas durou pouco. Caso contrário, viraria caso de justiça.

Take-Two barrou nova tentativa

O grupo tentou retomar as atividades do restaurante este ano, mesmo após a judicialização, inclusive com a abertura de um segundo estabelecimento inspirado no GTA, o Burger Shot, mas a Take-Two, que é a empresa-mãe da Rockstar Games, entrou na jogada e solicitou que as atividades fossem encerradas.

A festa de lançamento do Burger Shot foi cancelada. Ela aconteceria durante a Comic-Con deste ano. Como forma de reação, o grupo planeja agora instalar um novo restaurante, parodiando o anterior, com o nome de “Don’t Cluckin Bell”.

Os cancelamentos, claro, desapontaram os fãs do game, mas, do ponto de vista empresarial, a medida adotada pela Rockstar tornou-se compreensível, sem contar as regras de direitos autorais que foram violadas.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS