Curiosidades
Reunião na Bélgica determina limite diário saudável de consumo de cerveja. Entenda!
Foi estabelecida uma quantidade de consumo da bebida que pode ser benéfica à saúde. E aí, pronto pra justificar suas latinhas?
Já é de costume dos brasileiros num ótimo domingo de sol e calor reunir-se com os amigos para aproveitar aquela famosa cervejinha gelada. Além disso, é parte da cultura do país que a cerveja esteja presente em diversos momentos de confraternização ou de descanso com amigos e familiares.
Ainda que faça parte de tantos momentos na vida dos brasileiros, a cerveja continua sendo um tipo de bebida alcoólica e, assim como as demais, o consumo excessivo é prejudicial, não somente ao organismo como em questões atreladas às ações derivadas das alterações causadas pelo efeito do álcool.
Ainda assim, existem mais de 150 tipos de cerveja pelo mundo, múltiplos sabores e combinações que certamente são muito agradáveis ao consumo. Foi pensando no consumo consciente e saudável que em 2014 foi realizado, em Bruxelas, na Bélgica, um congresso que definiu um limite adequado para o consumo.
O 7º Congresso de Cerveja e Saúde na Bélgica reuniu mais de 160 profissionais entre médicos e especialistas em nutrição para discutir quais os efeitos da cerveja no corpo humano, além de seus benefícios. Estudos comprovaram que existem muitos benefícios no consumo consciente de cerveja. Na oportunidade, foram levantados mais de 30 aspectos positivos a cerveja proporciona a pessoas saudáveis.
Vale ressaltar que, mesmo que existam benefícios, a cerveja permanece sendo uma bebida alcoólica. O álcool traz malefícios para a saúde, e pessoas com comorbidades não devem se submeter ao consumo, pois os malefícios do álcool podem ser maiores que os benefícios. Além disso, entre os especialistas que discutiram o assunto, não houve total consenso sobre todos os benefícios.
Entre as qualidades apontadas, a cerveja pode ser efetiva contra problemas cardiovasculares, controle da obesidade, combate ao envelhecimento celular e muitos outros pontos, afinal, a produção da bebida é composta de nutrientes, polifenois e fibras que são benéficas para o corpo humano. Assim, foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que há um limite de consumo saudável para a cerveja.
O limite estabelecido pela OMS varia entre homens e mulheres, de acordo com suas configurações biológicas, afinal, cada organismo possui uma configuração capaz de absorver melhor ou não as substâncias ingeridas.
Para os homens, o máximo que pode ser ingerido de cerveja é 700 mililitros, o equivalente a duas latinhas por dia; já para as mulheres o valor cai pela metade, 350 mililitros de cerveja por dia, equivalente a apenas uma latinha.
Agora, quando precisar daquele argumento para beber uma latinha no meio da semana, já sabe que pelo menos uma latinha por dia é saudável, certo?

-
Economia2 dias atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças18 horas atrás
Como identificar a nota de R$ 5 que vale mais que 1 salário mínimo?
-
Finanças1 dia atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Tecnologia2 dias atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Mundo2 dias atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política2 dias atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Política23 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Economia2 dias atrás
PIS/PASEP esquecido? Descubra se você tem direito e como sacar