Conecte-se conosco

Mundo

Reviravolta histórica: Polícia encontra artefatos que desafiam o passado britânico

Tesouro histórico é encontrado em operação policial na Inglaterra e deixa oficiais estarrecidos com o achado.

Publicado

em

Algumas das maiores descobertas históricas e arqueológicas foram feitas por acaso, como, por exemplo, no caso da tumba do primeiro imperador chinês. Todo o Mausoléu do monarca foi encontrado por pastores, em uma situação de mero acaso.

Uma situação semelhante aconteceu na Inglaterra e pode promover algumas mudanças na história britânica. Durante uma investigação, a polícia de Durham encontrou 44 moedas de prata do século IX, avaliadas atualmente em £766.000 (aproximadamente R$ 4,8 milhões).

Segundo especialistas, os itens têm um grande significado e revelam mais sobre as relações entre Alfredo, o Grande, rei de Wessex (um dos muitos reinos que compunham o território no passado), e Ceolwulf II, rei da Mércia (também outro território independente).

Durante o tempo no qual governou, Alfredo ficou conhecido como um líder capaz e heroico. Ele lutou por muito tempo para conter as invasões vikings que assolavam seu país, enquanto Ceowulf era conhecido como um aliado dos nórdicos, uma espécie de fantoche dos vikings.

As moedas encontradas incluem exemplares contendo duas cabeças, cada uma com a imagem dos reis, como se ambos fossem aliados. Gareth Williams, curador de Moedas Medievais e Coleções Viking do Museu Britânico, revela que o achado mostra que houve uma aliança política entre os governantes.

Crédito: Polícia de Durham/Reprodução

Como algo tão valioso foi encontrado?

De acordo com fontes vindas do próprio departamento de polícia, a coleção já passou pelo mercado clandestino, tendo sido comprada por diversos comerciantes. Em 2018, uma parte do conjunto teria sido oferecido a Ronald Blue, um famoso colecionador de moedas e radiologista da Universidade de Michigan.

Porém, o homem tinha suas dúvidas sobre a originalidade dos artefatos, então foi atrás de um especialista no Reino Unido, que se propôs a ajudar. As investigações chegaram ao conhecimento do Museu Britânico, onde o valor histórico das moedas foi debatido.

Por fim, o achado foi declarado como tesouro pela Lei do Tesouro de 1996, que impõe regras e deveres para pessoas que encontram algo que possa ter valor financeiro e histórico. Como os vendedores originais não comunicaram as autoridades antes, ambos foram condenados a mais de 18 anos de reclusão, no último dia 4.

Portanto, já sabe, né? Se você um dia for visitar o Reino Unido e tropeçar em algum tesouro histórico de valor imensurável, lembre-se sempre de comunicar as autoridades primeiro, pois a justiça, lá, não brinca em serviço!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS