Economia
Revisão da Vida Toda: A aposentadoria que você merece pode estar em risco
Solicitar a Revisão da Vida Toda é um direito de uma parcela dos aposentados do INSS. Porém, isso é vantajoso ou não para os aposentados?
A Revisão da Vida Toda foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no entanto, os aposentados devem ficar atentos, não são todos que se beneficiam com a revisão.
João Badari, advogado especialista em direito previdenciário, foi entrevistado pelo G1 e explicou por quais motivos. Antes de mais nada, não são todos os aposentados que tem direito a solicitar a revisão. Entre os beneficiários, a parcela com o recalculo é pequena.
Segundo o advogado, a cada dez clientes que ele atende e que solicitam a revisão, apenas dois realmente se beneficiariam com o pedido.
Revisão da Vida Toda
Essa revisão consideraria no cálculo todas as contribuições feitas ao INSS pelo trabalhador, até mesmo aquelas anteriores ao Plano Real que, hoje, não são consideradas.
Dessa forma, o recalculo irá incluir as contribuições feitas antes de 1994, o que pode aumentar o valor do benefício, mas também pode vir a o diminuir.
Vale a pena solicitar a revisão?
Seguindo a lógica, quando se inicia no mercado de trabalho, seu salário não é tão alto. Conforme se ganha experiência, o salário tende a aumentar.
Dessa forma, aqueles que contribuíram antes de 1994, muitas vezes, tem salários baixos que, ao serem somados ao cálculo, acabam por diminuir o valor do benefício.
Dessa forma, se torna vantajoso solicitar a revisão, caso os seus salários antes de 1994 sejam altos, pois, dessa forma, esses trariam impacto positivo no valor da aposentadoria.
Quem pode solicitar a revisão?
Poderão solicitar a revisão os trabalhadores que contribuíram antes de 1994 e que receberão a primeira parcela da aposentadoria entre 2013 e 2019. Por outro lado, os aposentados que receberam a primeira parcela da aposentadoria a mais de dez anos não poderão solicitar a revisão.
Como solicitar a revisão?
O advogado especialista na área, explica que a única maneira de se solicitar a Revisão da Vida Toda, é entrar com uma ação judicial.
“Não é só pedir no balcão ou pelos canais digitais do INSS. Tem que abrir uma ação judicial“, explica Badari.
O especialista ainda aconselha que os aposentados procurem ajuda de um profissional especialista, para que esse faça o cálculo e os oriente se isso trará vantagens ou não.
Por mais que seja possível entrar com a ação judicial sem um advogado, Badari não aconselha que aposentados e pensionistas o façam sem auxílio, devido à complexidade do processo.

-
Agronegócio2 dias atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos1 dia atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia18 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia24 horas atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Economia2 dias atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?
-
Finanças2 dias atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Bancos10 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp