Economia
Revisão do FGTS já tem data para o pagamento aos trabalhadores?
A revisão do FGTS aguarda julgamento de uma Ação Direta de Constitucionalidade pelo STF, que ainda não tem data marcada.
A revisão do FGTS é aguardada por muitos brasileiros que trabalham de carteira assinada. Contudo, ainda depende de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia mais: Lucro FGTS já está na conta: veja como consultar e quem pode sacar
Isso porque ainda depende do julgamento da Ação Direta de Constitucionalidade. É ela que vai definir se vai existir ou não a correção monetária que não seja por meio da Taxa Referencial (TR).
A TR, fixada pelo Banco Central, tem reduzido o FGTS do trabalhador por não acompanhar a inflação.
Revisão do FGTS
Mais de 70 milhões de trabalhadores brasileiros podem ter a revisão do FGTS, com um valor que passa de R$ 300 bilhões. Isso acontece porque o FGTS é pago mensalmente ao trabalhador. É um compromisso das empresas em pagarem 8% do salário bruto mensal.
O depósito é feito todo os meses e serve de garantia para o trabalhador em casos de demissão, desde que não seja por justa causa.
O problema é que o FGTS tem sido pago de acordo com a Taxa Referencial. Dessa forma, por não acompanhar a inflação, o trabalhador tem ficado no prejuízo. Além disso, desde o ano de 1999 a TR fica em taxa zero. Assim, o prejuízo vem só aumentando ano a ano e cada vez mais o FGTS do trabalhador perde valor.
Agora, os trabalhadores aguardam ansiosos pelo julgamento da Ação Direta de Constitucionalidade, que ainda não tem data definida pelo STF.
Até que se prove o contrário, até o fim deste ano não existe qualquer previsão de que o julgamento aconteça. Enquanto isso, mais trabalhadores podem entrar com ações de pedido de revisão do FGTS.
Por isso, até que o julgamento aconteça, ainda não se tem também uma data prevista de quando o pagamento deve ser feito aos trabalhadores.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp