Conecte-se conosco

Economia

Revisão do FGTS paga valor médio acima de R$ 10 mil; Veja como calcular

Pedido de correção dos rendimentos do fundo pode ser feito com a ajuda de um advogado ou de forma independente pelo trabalhador.

Publicado

em

A revisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nada mais é do que a correção monetária dos rendimentos do fundo a partir de 1999. Neste caso, troca-se a Taxa Referencial (TR), indexador utilizado para a remuneração, por outro que supera a inflação, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Leia mais: Como saber se vou receber as parcelas da prorrogação do auxílio emergencial?

Sendo assim, o trabalhador que se sentir lesado pode entrar com ação na Justiça para recuperar as perdas no rendimento do FGTS ao longo dos anos. Apesar de o tema ainda aguardar julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), isso não impede que o trabalhador calcule seu saldo e dê início ao processo de revisão.

É possível solicitar o pedido de revisão com a ajuda de um advogado ou de forma independente caso a correção atinja o valor de até 60 salários mínimos. Para este cenário, basta o cidadão recorrer aos Juizados Especial Federais (JEFs).

Veja também: Gasolina mais barata? Veja o que muda com a medida provisória dos combustíveis

Como calcular a revisão do FGTS

Para calcular gratuitamente o valor da revisão, o trabalhador tem à disposição a plataforma LOIT FGTS, que aponta de forma rápida o valor médio que cada trabalhador poderá receber com a correção monetária do fundo. O valor médio dos pedidos tem ultrapassado R$ 10 mil.

Depois de calculada a revisão, o trabalhador deve entrar com a ação, que exige a seguinte lista de documentos:

  • comprovante de identidade com CPF;
  • extratos das contas do FGTS (utilizados no cálculo);
  • cópia da carteira de trabalho;
  • comprovante de endereço por conta de consumo atualizada.

É importante o interessado entrar como pedido de revisão antes de o julgamento do STF sobre a pauta acontecer. Isso porque quem já tiver a ação encaminhada terá mais chances de garantir o direito integral dos valores da correção.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS