Conecte-se conosco

Economia

Revisão do FGTS tem chances de ocorrer? Veja quem pode solicitar

Ação aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre troca na taxa usada para corrigir o saldo do FGTS.

Publicado

em

Milhões de trabalhadores de todo o país podem solicitar a revisão do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). A ação, que aguarda decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) prevê a substituição da taxa aplicada na correção do saldo das contas do fundo.

Leia mais: PIS/Pasep: Novo calendário já tem data de lançamento? Veja aqui

A solicitação pode ser feita por quem atou com carteira assinada a partir de 1999. Segundo especialistas, o valor médio da correção pode chegar a R$ 10 mil por pessoa.

O saldo do FGTS é corrigido pela TR (Taxa Referencial), que atualmente está zerada. Com o passar do tempo, a inflação acaba “comendo” os valores guardados das contas do trabalhador, reduzindo seu poder de compra. Por isso, o objetivo é substituir essa taxa por outra capaz de cobrir a inflação.

Mesmo quem já sacou o FGTS pode entrar com o processo na Justiça. Contudo, vale dizer que não há nenhuma garantia de liberação do dinheiro, já que isso depende de uma decisão do STF.

De forma geral, tem direito a uma revisão maior quem tem mais tempo de contribuição, deixou o dinheiro por mais tempo na conta do FGTS ou recebeu salários maiores.

Como entrar com o pedido?

A revisão do FGTS pode ser solicitada direto no Juizado Especial Federal responsável por sua região. Somente nos casos em que o pedido ultrapassa 60 salários mínimos é necessário contratar um advogado especializado no assunto.

Antes de entrar com o pedido, o trabalhador precisa ter acesso aos extratos de suas contas no fundo. Os documentos podem ser obtidos no aplicativo FGTS ou em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS