Conecte-se conosco

Economia

Revisão do FGTS? Veja quem tem direito e como funciona o cálculo

Verificação atinge milhões de brasileiros que tiveram algum saldo depositado ao longo do período que se inicia em 1999 até os dias de hoje

Publicado

em

Se o trabalhador exerceu a função com com carteira assinada em algum momento da sua vida, deve ter uma ou mais contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vinculadas ao seu nome – seja CPF ou PIS.

Saiba que todos os meses os saldos dessas contas são corrigidos monetariamente pelo Índice da Caderneta de Poupança (TR) e você pode ter direito a essa revisão no cálculo.

Leia mais: Produção industrial vê queda em dez dos 15 locais pesquisados em junho

Desde o ano de 1999, a TR não tem acompanhado a inflação, trazendo perdas financeiras para os titulares das contas de FGTS.

Período da revisão

Portanto, a revisão do FGTS atinge milhões de brasileiros que tiveram algum saldo depositado ao longo do período que se inicia em 1999 até os dias de hoje.

Apesar do cálculo complexo, simular esse direito é simples através de ferramentas como a LOIT FGTS. Nas últimas semanas muito se falou sobre as modalidades de saque do aniversário e as pessoas imaginam que ao efetuar o saque a revisão da correção monetária passar a não existir. mas fique atento, porque você pode ter direito.

Saiba mais sobre o direito de revisão

O direito de revisão está baseado na manutenção do poder de compra. Portanto, patrimônio do cidadão, ou seja qualquer período em que estes valores ficaram depositados com rendimentos inferiores à inflação deve ser recalculado com um índice que corrige essa distorção.

Os saques interrompem o período de atualização para os valores resgatados mas não impedem de serem corrigidos os valores até o momento da retirada.

Para solicitar a revisão é muito simples, basta o trabalhador ingressar com o pedido e fazer uma solicitação legal. Não é preciso obrigatoriamente de um advogado para dar entrada a esta solicitação.

Como devo pedir a revisão?

Os passos para solicitar a revisão são bem simples. O trabalhador deve reunir os informes de seu FGTS e contatar a Caixa Econômica Federal sinalizando seu interesse.

Para realizar o cálculo, acesse a plataforma online, chamada de LOIT FGTS, que disponibiliza um simulador que mostra com a quantia – caso sua correção fosse aceita. Com base nessa informação é possível ter uma ideia do funcionamento e se vale a pena entrar com a ação.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS