Conecte-se conosco

Automobilística

Riscos ocultos: Pegar estrada com carros antigos é perigoso!

Os veículos feitos antes de 2014 não contam com itens muito importantes de segurança; saiba quais são eles e porque são importantes!

Publicado

em

Os carros não possuem um prazo de validade, apesar de terem a vida útil bastante variável, a depender da sua utilização, onde trafega, seus cuidados e diversos outros fatores. Um carro pode durar de menos de um ano até mais de 20, mas a maioria é utilizada por 10 a 15 anos.

No entanto, existem alguns outros fatores que devem ser considerados na hora de utilizar o carro, principalmente quando for fazer alguma viagem que envolva pegar rodovias e afins, já que alguns modelos feitos antes de 2014 podem trazer maior risco.

O motivo é muito simples, já que antes de 2014, alguns itens muito importantes de segurança não eram obrigatórios no Brasil, de modo que alguns carros — principalmente os modelos populares — não contam com essas medidas de segurança.

Mesmo assim, nem todos os veículos fabricados antes de 2014 terão essa defasagem nos itens de segurança, mas as chances de possuí-los são bem menores, então é importante se atentar e conferir se o seu modelo tem esses dois itens essenciais hoje em dia.

Itens de segurança obrigatórios a partir de 2014

Os itens de segurança em questão são os freios ABS e o airbag. Hoje em dia, são considerados essenciais e obrigatórios para todos os veículos, até mesmo para os modelos populares. O primeiro equipamento pretende evitar acidentes, enquanto o segundo busca diminuir os danos.

Os airbags são equipamentos de segurança passiva, visto que só são percebidos caso haja alguma colisão, como ferramenta de proteção para quem está no veículo, através de bolsas infladas de ar em pouco tempo, durante uma batida.

Já os freios ABS são uma espécie de sistema que evita o bloqueio das rodas durante uma frenagem, assim, a tração e estabilidade do veículo é mantida, evitando derrapagens que poderiam ser consequência de uma frenagem, caso as rodas travassem.

A recomendação, então, é de que não se faça viagens com os carros que não possuam esses itens, mas isso nem sempre é possível, por isso, tenha sempre muito cuidado e atenção ao dirigir, tanto em pistas quanto dentro da cidade.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS