Conecte-se conosco

Agronegócio

Romã do amor: saiba como cultivar a fruta que já foi até tema de música

Saiba como fazer mudas da fruta e os principais cuidados para realizar um cultivo em vaso de sucesso! Confira mais detalhes na matéria.

Publicado

em

A romãzeira é uma pequena árvore arbustiva que dá flores laranjas muito lindas e delicadas. A variedade anã (Punica granatum nana) é menor e pode atingir cerca de 1 metro, sendo a mais apropriada para o cultivo em vasos. 

Há vários jeitos de se plantar um pé de romã: a partir de mudas, a partir de brotos, ou sementes. Semear romãs, contudo, exige paciência, já que será preciso esperar de 3 a 4 anos para que o pé comece a produzir frutos. Sendo assim, é bom começar logo! Para isso, acompanhe nossas principais dicas para obter sucesso no cultivo da fruta.

Reprodução: Freepik

Como fazer as mudas

Você pode comprar uma muda de romãzeira em um viveiro de plantas. Caso tenha acesso a um pé, contudo, você pode fazer suas próprias mudas. Assim, é necessário cortar um galho de, pelo menos, 25 cm de comprimento. Feito isso, coloque hormônio enraizador na extremidade do galho cortado para ajudá-lo a se desenvolver.

Os meses mais indicados para realizar esse processo são os de fevereiro e março, que é quando a planta esta hibernando.

Plante as estacas em balainhos com terra fértil e bem drenável. Regue todos os dias e deixe à meia sombra até que a plantinha enraíze. Depois que a estaca estiver com brotos e raízes, faça a transplantação para um vaso maior ou para o local definitivo. 

Substrato

Escolha um solo que drene bem. Pés de romã não se dão bem em solos alagados. Eles preferem solos bem drenados ou até mesmo arenosos. 

Luminosidade

Escolha um lugar que tenha sol intenso. Pés de romãs amam o sol e só dão frutos quando recebem a quantidade suficiente de sol. Além disso, proteja o pé de romã de ventos e da umidade intensa. Plante a romãzeira em um lugar quente, seco e que seja parcialmente protegido de ventos fortes. 

Regas

Regue imediatamente depois do transplante. Depois de regar pela primeira vez, repita a cada dois dias até ver folhas novas crescendo. O crescimento de folhas novas é sinal de que a planta se estabeleceu em seu novo lar. Aos poucos, vá aumentando o espaço entre as regas, mantendo-as uma vez por semana.

Fertilização

Adube a árvore quando estiver bem estabelecida, optando por fertilizantes a base de sulfato de amônia, que funciona bem para pés de romãs. 

Podas

Apesar de não haver necessidade de podas, você pode fazê-lo para fins ornamentais. Os pés de romã são mais parecidos com arbustos, mas você pode podá-los para que fiquem em forma de árvores. Mas atenção, só faça isso depois que a planta tiver se estabelecida.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS