Conecte-se conosco

Cotidiano

RS: Auxílio Reconstrução chega a 34 mil famílias ainda esta semana

Tragédia provocada pelas chuvas intensas e enchentes.

Publicado

em

O Ministro Extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, revelou ontem que 34.196 famílias do Rio Grande do Sul, afetadas pelas recentes chuvas no estado, serão contempladas no primeiro lote de pagamento do Auxílio Reconstrução. Cada uma dessas famílias receberá o montante de R$ 5.100 ainda durante esta semana. O cadastramento das famílias foi realizado pelas prefeituras locais no sistema do governo federal, sendo validado por um membro da família.

O ministro afirmou que a lista contendo os nomes das famílias já foi encaminhada à Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do benefício. “Assim que as informações das famílias forem validadas, dentro de um prazo de 48 horas, o dinheiro será depositado em suas contas”, declarou Pimenta durante uma coletiva de imprensa em Porto Alegre, onde também estavam presentes outros ministros do governo federal.

Auxílio Reconstrução

Ele também informou que a meta é autorizar o pagamento do auxílio para duas listas de famílias por semana. Até a manhã desta segunda-feira (27), conforme dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, foram enviados 75.213 registros pelas prefeituras no sistema do Auxílio Reconstrução, sendo 44.592 deles autorizados para pagamento após a verificação dos cadastros, dos quais 42.572 são de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. A prefeitura de Porto Alegre, por sua vez, enviou o cadastro de 24.516 famílias nesta terça-feira, dentro do prazo estabelecido desde 20 de maio.

O Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que as prefeituras não precisam enviar todos os dados de uma vez, podendo alimentar o sistema à medida que forem formando as listas.

O processo para liberação do benefício envolve três etapas: as prefeituras enviam os dados, as famílias confirmam o cadastro e a Caixa efetua o pagamento. As famílias não precisam abrir contas no banco, pois a Caixa fará o depósito automaticamente nas contas já existentes ou abrirá uma Poupança Social Digital, possibilitando o acesso ao valor pelo aplicativo Caixa Tem.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS