Agronegócio
RS: colheita da soja avança e milho segue sendo retirado de área
Segundo Emater, colheita do cereal já chegou em 48% da área cultivada.
A Associação Rio-grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) informou que a colheita da soja já começou no Estado, embora a área ainda seja pequena. No momento, 42% das lavouras estão em floração e 35% em enchimento de grãos, 20% em germinação ou desenvolvimento vegetativo e 3% em maturação.
Segundo um relatório divulgado pela empresa, as condições climáticas interferiram neste cenário. “Na maior parte do Estado, as chuvas do último final de semana (do dia 4 ao dia 6) ocorreram entre as fases de maior importância para definição da produtividade. No entanto, ainda persiste a expectativa de diminuição de 45% na projeção inicial”, disse.
Por outro lado, as chuvas foram benéficas para o milho. A colheita do grão avançou para 48% da área cultivada. Até agora, 21% da área estão em fase de maturação, 15% em enchimento de grãos, 9% em floração e 7% ainda em enchimento de grãos e desenvolvimento vegetativo. A expectativa da Emater é que a produtividade deste ano seja reduzida em até 53%.
Já a área de cultivo do milho silagem no Estado foi 65% colhida e a redução de produtividade é de 56%. A queda se deve à redução na qualidade do material ensilado. “As plantas estão mais secas, fibrosas e com proporção de grãos abaixo da ideal”, informou a nota.
Mais culturas
As condições climáticas aceleraram o ciclo do arroz. Segundo a Emater, “o índice colhido aproxima-se de 1% e cerca de 10% dos cultivos estão maduros, 27% em enchimento de grãos, 43% em floração e 19% em germinação e desenvolvimento vegetativo”.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp