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Rumo (RAIL3) reverte prejuízo e reporta lucro de R$ 243 mi no 4TRI22

Empresa de carga e logística.

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RAIL3 registrou queda

A Rumo (RAIL3) reverteu prejuízo e reportou lucro de R$ 243 milhões no quarto trimestre de 2022 (4TRI22).

Já a receita líquida subiu 32,3% no período, para R$ 9,8 bilhões frente os R$ 7,4 bilhões do quarto trimestre de 2021.

O Ebitda ajustado, por sua vez, subiu 37,5%, para R$ 4,5 bilhões frente os R$ 3,2 bilhões do quarto trimestre de 2021.

Rumo (RAIL3): balanço

  • Volume transportado alcançou 17,9 bilhões de TKU no 4T22 e 74,9 bilhões de TKU no ano, crescimento de 13% e 17%, respectivamente.
  • Bom nível de competitividade, refletindo em ganho de market share na exportação de grãos no MT e no Porto de Santos ao longo do ano, sendo 44,7% e 60,7%, respectivamente.
  • EBITDA Ajustado totalizou R$ 905 milhões no 4T22 e R$ 4.534 milhões no ano, crescimento de >100% e 38%, respectivamente.
  • Conclusão da venda da participação acionária de 80% na Elevações Portuárias S.A. (“EPSA”), pelo montante de R$ 1.400 milhões, somado ao recebimento de R$ 150 milhões adicionais em proventos.
  • Lucro líquido de R$ 243 milhões no trimestre e R$ 514 milhões no ano, impulsionado pela melhora dos resultados operacionais e ganho de capital na alienação de participação acionária na EPSA.
  • Redução da alavancagem financeira para 2,0x dívida líquida/EBITDA Ajustado vs. 2,8x no ano anterior.
  • Capex totalizou R$ 740 milhões no trimestre e R$ 2.718 milhões em 2022.
  • Maior eficiência energética, com redução no consumo relativo de combustível em 1% no trimestre e 6% no acumulado anual.
  • Nota da adm

A administração da companhia destacou, em nota, o seguinte:

  • o ano de 2022 foi importante para a história da Rumo, operamos com excelência e alcançamos resultado operacional recorde, com 74,9 bilhões de TKU e R$ 4,5 bilhões de EBITDA Ajustado.
  • Renovamos o recorde de utilização de capacidade da Companhia, atingindo o patamar de 7 bi de TKU no mês de julho, suportamos 20,5 milhões de toneladas anuais em carregamentos de grãos no terminal de Rondonópolis e descarregamos 514 mil vagões no Porto de Santos no ano.
  • Reafirmamos o papel da ferrovia como solução logística mais competitiva para atender o agronegócio brasileiro, com crescimento de market share no Mato Grosso e nos portos de Santos, Paranaguá e São Francisco do Sul.
  • Além disso, iniciamos nossas primeiras operações na Malha Central com fertilizantes em Rio Verde (GO) e no mercado de açúcar em Iturama (MG). Esses investimentos foram capazes de garantir para a Rumo um importante diferencial competitivo nestas regiões. Como consequência, a Rumo mais do que dobrou de tamanho na Malha Central, chegando a mais de 9 bi de TKU em 2022 e reforçando a nossa capacidade em originar cargas no interior.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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