Conecte-se conosco

Economia

Rumo tem alta de 6% nos volumes transportados em junho

Empresa de logística.

Publicado

em

RAIL3 registrou queda

A Rumo (RAIL3) transportou 6,78 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU) em junho, alta de 6% na comparação anual, e de 1,3% sobre os volumes transportados em maio.

Conforme relat+orio encaminhado ao mercado, os produtos agrícolas responderam por 5,67 bilhões TKU no mês, com destaque para 3,38 bilhões de TKU de soja, 947 milhões TKU de farelo de soja e 473 milhões TKU de fertilizantes.

Já produtos industriais somaram 804 milhões TKU em junho. A companhia encerrou o segundo semestre transportando 20,3 bilhões TKU, o que representa alta de 9% na comparação anual e de 26,4% sobre os primeiros três meses de 2023.

Rumo (RAIL3): Citibank

Vale lembrar que em junho o Citibank (CTGP34) rebaixou a recomendação de compra para ações da Rumo Logística (RAIL3) para neutra e identificou a ação da Hidrovias do Brasil (HBSA3) como sua favorita no setor.

Em relatório divulgado ao mercado, disse que os papéis da Rumo avançaram apenas 27% neste ano e podem passar a ser mais vulneráveis a quedas no caso de desapontamentos – pela possibilidade de se aproximar do seu valor justo. Além disso, as ações da empresa avançaram mais de 76% no acumulado de 5 anos, enquanto as da Hidrovias do Brasil ficaram praticamente estáveis desde seu IPO, em 2020.

O banco americano ainda diminuiu o preço-alvo das ações da Rumo em R$ 1 – representando 4,5% de potencial de alta – e aumentou o mesmo valor da Hidrovias – que, para a empresa, representou alta de 51,5%. Isso porque os ajustes de previsão incluem quedas nos preços do diesel, o recuo do frete e conservadorismo quanto aos volumes de colheita da soja em 2024, argumentam os analistas.

A instituição também mencionou que as duas empresas são sensíveis às taxas de juros e, mesmo com ações mais sensíveis da Hidrovias, as quedas acentuadas nas taxas podem apoiar os papéis da empresa brasileira. O banco afirma que o custo médio ponderado de capital da Rumo deve recuar de 11% para 10,4% e da Hidrovias do Brasil de 11,6% para 11,2%.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS