Ações, Units e ETF's
Rumo: XP vê perspectivas positivas e recomenda Compra para RAIL3 e HBSA3
Ferrovia e Hidrovia
A XP Investimentos analisou o ativo Rumo (RAIL3) e Hidrovias do Brasil (HBSA3) em seu portfólio e reiterou a recomendação de Compra.
Com relação à RAIL3, a gestora elenca que a companhia reportou volumes fracos em agosto (-7% A/A).
Entretanto, como amplamente antecipado, espera-se volumes de exportação de grãos fracos no segundo semestre de 2021 devido à quebra da safra de milho no Brasil, e agosto marca a primeira queda anual significativa (exportações de milho -30% A/A).
“No longo prazo, no entanto, continuamos confiantes sobre a perspectiva promissora do Brasil para o crescimento das exportações de grãos, visto que a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) relatou recentemente uma perspectiva positiva para 2022, informando alta de 188% nas exportações de soja e milho, atingindo níveis recordes”, disse.
E acrescentou: “a Rumo continua a recuperar a participação de mercado perdida nos anos anteriores (42% em agosto LTM, vs. 38% em 2020), enquanto o Arco Norte (incluindo a Hidrovias) vem mantendo sua participação de mercado.”
Navios carregados com grãos em porto na região de Rosario, Argentina
Rumo
Ainda de acordo com a XP, o crescimento de volume consolidado de -7,4% A/A foi composto por: (i) grãos caindo 21% A/A (soja -4,4%, farelo de soja + 4,8%, milho -30,2%); (ii) açúcar -15,8 A/A; e (iii) produtos industriais + 17,2% A/A. Além disso, a operação de contêineres da Rumo continua apresentando forte desempenho (+ 24,3% A/A).
“Observamos que a Rumo vem recuperando participação de mercado em 2021 em relação à perda observada nos últimos anos (42% em ago’21 UDM [últimos doze meses], vs. 38% em 2020 e 40% em 2019). Essa recuperação ocorreu principalmente em relação às rotas rodoviárias (a alternativa menos eficiente), já que o Arco Norte (incluindo as operações da Hidrovias do Brasil) conseguiu manter estável sua participação de mercado recentemente aumentada (34% em Ago’21 UDM, vs. 34% em 2020 e 28% em 2019)”, destacou.
E disse mais: “acreditamos que a dinâmica de comercialização dos produtores agrícolas pode ser uma indicação de quão contratada pode estar a logística de grãos. Observamos que para 2021 e 2022, os níveis de comercialização dos produtores no Mato Grosso estão em linha com a média histórica: (i) Soja 95% vendida para 2021 e 40% para 2022; e (ii) Milho 87% vendido para 2021 e 31% para 2022.”
Veja RAIL3 na Bolsa:

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia23 horas atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira12 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos