Conecte-se conosco

Agronegócio

Safra de cana-de-açúcar registra queda de produtividade na fase final

Incidência de pragas preocupa produtores da região Noroeste de São Paulo

Publicado

em

Antes, o problema era a estiagem. Agora, é o tempo úmido, ocasionado pela volta das chuvas que preocupa o produtor. O cenário propicia a incidência das pragas na plantação e o resultado tem sido a redução da produtividade.

No Noroeste paulista, o balanço do fim da safra registrou queda de 23% na produção total. Em Aplacana, a produtividade diminuiu de 91 toneladas de cana por hectare para 71 toneladas por hectare.

Segundo a União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica), no âmbito nacional, a previsão de safra era de cerca de 560 milhões de toneladas. Mas o volume registrado não passou de 518 milhões. Ainda de acordo com a Unica, a falta de chuva e as geadas registradas meses atrás contribuíram para esta diminuição. Agora, a volta do período chuvoso ocasionou o aparecimento de pragas que também geraram prejuízo para os agricultores, como a “cigarrinha”, um inseto que suga as células da cana; e a broca, uma espécie de mariposa que perfura a parte mole da planta.

Derivados

Na primeira quinzena do mês, no acumulado da safra, a produção de açúcar chegou a 30,35 milhões de toneladas. No último ciclo, o volume registrado foi de 34,68 milhões de toneladas no mesmo período, o que representa queda de 12,49%.

A produção de etanol, por sua vez, totalizou 24,03 bilhões de litros, com cenários diferentes. A produção de hidratado chegou a 14,55 bilhões de litros, o que representa queda de 17,93% ante o mesmo período do ano passado. Já a produção de anidro chegou a 9,48 bilhões, com alta de 19,86%.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS