Agronegócio
Safra de grãos chegará a 289,6 milhões de toneladas, diz Conab
Os dados apontam para uma produção total referente à safra 2021/22
As perspectivas da safra 2021/22 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foram divulgadas nesta quinta-feira (26/08), contendo as principais variáveis de mercado e dados de tendências das safras de soja, arroz, feijão, algodão e milho. Os dados mostram que a produção total de grãos em 2021/22 é de 289,6 milhões de toneladas.
Mesmo diante das dificuldades no campo, devido aos efeitos negativos do clima e da pandemia de Covid-19, a publicação também destacou que, de maneira geral, os preços das principais safras têm se mantido em níveis lucrativos. A produção de soja atingiu um nível de recorde (141,3 milhões de toneladas), tornando o Brasil o maior produtor e exportador mundial de oleaginosas – e recorde de produção de milho (115,9 milhões de toneladas).
Recuperação
Segundo a Conab, depois de um ano cheio de influências provocadas pelos fatores climáticos, a produtividade do milho deve se recuperar em torno de 29%. Além disso, os estoques também devem se recuperar e é provável que o próximo ciclo se encerre em 9,9 milhões de toneladas. A expectativa é que a exportação do produto seja retomada, passando de 23,5 milhões de toneladas neste ano para 39 milhões de toneladas no próximo.
Para o arroz, a produção deve aumentar ligeiramente: a alta deve ser registrada em torno de 0,4%, para cerca de 11,8 milhões de toneladas. Quanto ao feijão, devido à recuperação da produtividade, a expectativa é maior e a alta deve atingir 5,65%. Mesmo afetada pelo ciclo anterior, a perspectiva é manter a área e aumentar a produção. Com base nisso, espera-se que a produção e os estoques finais voltem a patamares próximos à média dos últimos cinco anos.
Em relação à retomada do algodão, as projeções da Companhia indicam uma elevação de 13,4% da área a ser plantada na safra 2021/22. o produto deve se valorizar devido a menor produção dos EUA e a alta do dólar, contribuindo para uma forte alta nos preços internacionais, permitindo que o Brasil batesse o recorde nas exportações.

-
Tecnologia20 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia22 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo1 dia atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Mundo21 horas atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Mundo2 dias atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil
-
Carreira2 dias atrás
Profissão mais bem paga do Brasil surpreende; conheça o topo do ranking salarial
-
Investimentos2 dias atrás
Estudo revela cor de tinta que pode aumentar o valor da sua casa