Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba como cultivar a exótica helicônia em casa

Exótica e tropical, a helicônia é uma das mais lindas plantas para decorar sua casa e jardim.

Publicado

em

Originária da América do Sul, América central, Ilhas do Pacífico e Indonésia, a helicônia pertence à família da Heliconiaceae, e seu nome faz jus a sua beleza e diversidade de cores.

O nome Helicônia é uma homenagem à montanha Helicon, localizada no sul da Grécia, onde reza a lenda que viviam as deusas inspiradoras das artes.

Além disso, a helicônia também é conhecida como bico de papagaio, caeté ou bananeira do mato. Essa planta possui folhas coloridas, e parecidas com as da bananeira, representando a beleza tropical, além de longas hastes, com brácteas coloridas, parecidas com bicos de pássaros.

Hoje, vamos mostrar como cuidar e cultivar as helicônias da maneira correta para utilizá-la em sua decoração. Confira!

Como cuidar das helicônias

Solo

As helicônias preferem um solo com pH entre 4,5 e 6,5 e rico em matéria orgânica, além disso, é importante manter uma boa adubação, pois a falta de elementos minerais pode acabar prejudicando sua produção.

Adubação

É interessante adubar as helicônias de duas a três vezes por ano, principalmente nas épocas das secas e no período chuvoso, para que os teores nutricionais sejam mantidos estáveis.

Luz

A helicônia possui diversas variedades de espécies, que podem variar de preferência desde completa exposição ao sol, quanto à sombra. Dessa forma, é interessante manter a planta em um local com meia-sombra, para garantir uma boa produção.

Rega

É importante fazer a rega com frequência, já que as helicônias gostam de calor e umidade. No entanto, deve-se tomar cuidado com o excesso de água, podendo ser porta de entrada para muitas pragas e doenças.

Poda

A helicônia não necessita de podas, por ser uma planta rústica. Entretanto, caso queira controlar seu tamanho, os canteiros devem ter um metro de largura, com espaçamento de um metro a 1,5.

Dessa forma, caso queira helicônias menores, o tamanho do espaçamento deve ser menor, com aproximadamente 30 centímetros. Da mesma forma com plantar de maior porte, com espaçamentos de 0,8 x 0,8 metros.

Agora que você sabe como plantar e cultivar essa plantinha, que tal aderir helicônias no seu jardim?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS