Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba como cultivar alecrim a partir do galho em TRÊS passos!

Ter o alecrim em casa é muito útil, já que a erva se mostra por demais versátil e seu cultivo é um tanto fácil e simples.

Publicado

em

O alecrim é uma erva aromática, muito popular, em virtude, principalmente, de seu aroma característico. Além de seu sabor e cheiro, o alecrim traz inúmeros benefícios para a saúde, entre eles, a melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e o combate ao cansaço. A planta é rica em compostos flavonoides e ácidos fenólicos que proporcionam propriedades antioxidantes.

Sendo assim, ter o alecrim em casa é muito útil, já que a erva se mostra por demais versátil e seu cultivo é um tanto fácil e simples. Você pode, inclusive, propagar o alecrim a partir de um simples galho. Acompanhe o passo a passo!

Passo 1

Para começar, retire um galho com cerca de 10 cm de um pé de alecrim. É importante que a planta mãe esteja bem saudável e desenvolvida, já que a erva que você cultivará a partir do galho terá as mesmas características que o arbusto original. A melhor época para realizar o plantio é no fim da primavera, mas se você vive em um local com clima mais quente, pode plantar no começo do outono também. 

Passo 2

Plante o alecrim. Separe um vaso que contenha orifícios de drenagem e coloque uma camada de pedriscos no fundo. Depois, preencha com substrato apropriado: terra com 2/3 de areia grossa e 1/3 de musgo. Finque o galho na terra cuidadosamente e deixe em local bem iluminado, sem incidência de sol direto (à meia sombra). Regue o galho regularmente até que as raízes se formem, o que pode levar cerca de três semanas.

Passo 3

Para ajudar no crescimento da muda, você pode manter o vaso dentro de uma sacola de plástico com alguns furos no alto. Isso ajuda a regular a temperatura e manter o ar aquecido e úmido. Outra boa dica é mergulhar a ponta do galho de alecrim em um suplemento fortalecedor de raízes.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS