Conecte-se conosco

Economia

Conta de luz: Veja dicas importantes para economizar neste fim de ano

A conta de luz possui grande influência sobre os orçamentos das famílias brasileiras. Confira dicas para economizar e ajudar na sustentabilidade.

Publicado

em

O Brasil é considerado o segundo país com a conta de luz mais cara do mundo, de acordo com a Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace).

Nos últimos cinco anos , tivemos uma alta de 47% nos gastos com energia elétrica, considerando 25% do orçamento da família brasileira. Segundo a Abrace, o primeiro lugar fica com a Colômbia, onde as famílias gastam em torno de 50% do orçamento.

O cálculo se baseia no consumo de 200kw por mês e do orçamento mensal, tendo como base a renda per capita familiar de cada país. Nos últimos anos, o brasileiro tem enfrentado a nova bandeira tarifária de “escassez hídrica”, o que influencia de forma direta no orçamento final.

A nova bandeira entrou em vigor em setembro de 2021 e permaneceu até abril deste ano. Segundo o Ministério de Minas e Energia, durante esse período o país vivenciou uma crise hídrica e de energia.

Nesse período, a tarifa de “escassez hídrica” foi criada e ficou caracterizada como bandeira vermelha de patamar 2, com acréscimo na conta no valor de R$ 14,20/100 kWh, totalizando 6,78% na tarifa de luz.

Embora o Governo Federal já tenha restabelecido a bandeira verde, muitas famílias continuam com dificuldades na hora de pagar suas contas. Com a chegada do verão, o consumo pode voltar a subir, considerando o uso de ventiladores e de ar-condicionado, por isso, algumas medidas podem ser adotadas:

  • atente-se à porta da geladeira aberta
  • diminua o tempo do banho
  • evite dormir com a tv ligada 
  • desligue o ferro de passar roupa quando não estiver usando
  • evite ligar as luzes durante o dia
  • mantenha o ar-condicionado bem higienizado
  • prefira lâmpadas de LED
  • desligue da tomada TVs, rádios e videogames quando ninguém estiver usando 

O consumidor deve se lembrar que diminuir os custos de energia elétrica deve sempre ser uma prática cada vez habitual, partindo do ponto de que o aumento da conta de energia nos últimos anos têm sido uma das maiores já vistas, sem contar o principal: a consciência ambiental.

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS