Política
Saiba como fazer o pagamento da multa eleitoral e qual o valor a pagar
Eleitores que não comparecerem na votação do 2º turno e não justificarem seus votos precisarão pagar uma multa. Veja o valor.
Neste próximo domingo, dia 30 de outubro, vai acontecer o segundo turno das eleições no Brasil, por meio do qual vamos escolher o presidente do país e, em alguns estados, os governadores. Todo cidadão entre 18 e 69 anos é obrigado a votar, mesmo que não tenha votado no primeiro turno.
Em caso de impossibilidade de comparecer às urnas, a Justiça Eleitoral aceita a justificativa, mas quem não justificar a falta do voto precisa pagar uma multa.
A multa eleitoral é destinada apenas aos eleitores que não compareceram às urnas nos dias de eleição e não justificaram a ausência. Além disso, também é uma infração da legislação eleitoral não comparecer ao cargo de mesário em caso de convocação.
Mas qual o valor da multa por não comparecer nos dias de votação?
Para cada turno que o eleitor não comparecer e não justificar seu voto, será cobrada uma multa de R$ 3,51. A multa é paga por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser paga em agências do Banco do Brasil, PIX ou até mesmo cartão de crédito.
O não pagamento da multa pode acarretar consequências graves para os eleitores, como a proibição de emitir passaporte e carteira de identidade, proibição de participar de concursos públicos, e muitos outros transtornos.
Para fazer o pagamento da multa, basta entrar no sistema do TSE, que é o Sistema Título Net, ir na barra de pesquisa e procurar por “Emitir GRU”, se você quiser pagar com boleto, ou procurar por “Pagar”, se quiser pagar com PIX ou cartão de crédito.
Logo em seguida, você deve preencher um formulário e conferir as informações dispostas no sistema. Caso as informações não estejam corretas, basta entrar em contato com sua zona eleitoral.
A Justiça Eleitoral demora alguns dias para identificar o pagamento, lembrando que o QR Code para pagamento via PIX tem validade de 24 horas, então precisa ser emitido pouco tempo antes da realização do pagamento. O pagamento via cartão de crédito deve acontecer via Mercado Pago ou PicPay.
O eleitor deve entrar em contato com a zona eleitoral também, caso tenha urgência em regularizar a situação eleitoral, pois assim é possível dar baixa no sistema mais rapidamente.

-
Tecnologia2 dias atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas2 dias atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Carreira17 horas atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Economia2 dias atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia1 dia atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Finanças19 horas atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Tecnologia1 dia atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças7 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados