Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba como plantar camomila em casa

Além das propriedades medicinais, a planta também pode servir como decoração.

Publicado

em

Um cházinho de camomila cai bem em diversas situações. Com propriedades medicinais que ajudam no controle da ansiedade, na indução do sono e até mesmo em ação anti-inflamatória e antioxidante, essa planta ajuda no relaxamento e é antiestresse.

Leia mais: O uso de chás auxilia o emagrecimento e melhora a qualidade de vida

Originária da Europa, a camomila se adaptou bem ao clima brasileiro. Por aqui, duas variedades são mais comuns: a camomila alemã e a camomila romana. A primeira se desenvolve como forração. Já a segunda, cresce na vertical e pode atingir até 30 cm de altura.

Muito parecidas com as margaridas, possuem pétalas menores e com o centro amarelo, o que faz com que elas sejam perfeitas para a composição da decoração de ambientes internos e externos. A camomila também pode ser cultivada facilmente em casa.

Seja em vasos ou canteiros, a planta necessita de uma boa incidência de sol para que possa se desenvolver de forma saudável. O ideal é que a camomila receba luz solar direta de 4 a 6 horas por dia, pelo menos. Se for mantida apenas na sombra, ela não se desenvolverá ou florescerá.

Quanto ao clima, a camomila tem preferência por regiões mais frias ou de tempo ameno, mas também consegue se desenvolver em locais mais quentes, desde que não falte água.

Seu cultivo pode ser feito por meio de sementes ou por divisão de touceira de plantas saudáveis. No primeiro caso, uma profundidade de cerca de 0,5 centímetro no substrato é suficiente – ou, simplesmente pressione as sementes de forma leve no solo.

A germinação levará de uma a duas semanas. Já para o plantio das mudas da camomila, utilize um espaçamento de 30 a 45 cm entre elas.

A rega deve ser feita diariamente apenas nos primeiros 15 dias após o plantio. Depois, molhá-la de 3 a 4 vezes por semana já é o suficiente. Também é indicada uma rotina de adubação: aplique NPK 10.10.10 a cada 30 dias e o o composto orgânico bokashi a cada três meses.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS