Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba como plantar e cultivar pequizeiro em casa

Confira o passo a passo de como realizar o plantio.

Publicado

em

O pequi é uma fruta amplamente consumida no Brasil, principalmente, no centro-oeste do país, onde o bioma cerrado é um local ideal para cultivá-lo. Então, vamos te ensinar passo a passo como cultivar pequi do lado do caroço para que você possa cultivar essa deliciosa fruta em casa e preparar receitas diferentes. 

Veja também: Abacaxi: saiba como cultivar essa fruta tropical em casa

Para isso, a seguir, vamos ensinar algumas técnicas de manejo, desde o preparo da semente até a fase final da planta, quando ela está madura e pronta para dar frutos. Veja abaixo o passo a passo de como cultivar essa deliciosa fruta do cerrado brasileiro:

Prepare a semente

O primeiro passo é preparar suas sementes. Para fazer isso, pegue uma fruta madura e coloque-a em um pote para que a fruta murche. Depois de uma semana, raspe as sementes e coloque-as em um local seco e seguro para secar por pelo menos duas semanas. 

Depois, retire a semente do estado de dormência. Para fazer isso, use um hormônio vegetal chamado ácido giberélico. Este componente é fácil de encontrar em uma loja de jardinagem ou fazenda. Para que esse processo ocorra, o hormônio deve ser administrado na dose de 1 grama por 4 litros de água.   

Plantio 

Para o processo de preparação das sementes, separe um pote com capacidade de no mínimo 4 litros. Para isso, prepare o fundo do vaso com areia e pedras e encha o vaso com terra rica em adubo orgânico. 

Depois, com o solo pronto, perfure até 5 cm e coloque as sementes com os olhos voltados para cima. Depois de fazer isso, você deve cobrir as sementes com terra.

Além disso, durante o plantio, para que haja mais chance de germinação, você pode adicionar até 3 sementes por vaso.

Dicas de cultivo

Saiba que suas sementes vão surgir 50 dias após o plantio. Além disso, você deve regar de maneira alternada, sendo um dia sim e um dia não.

Quanto à origem desta planta, saiba que ela vem do cerrado brasileiro, com pouca atenção à irrigação. Além disso, o solo úmido pode apodrecer as raízes das mudas. No entanto, após 120 dias do plantio, suas mudas estão prontas para serem transplantadas para vasos maiores ou para o seu jardim.

Neste ponto, deve-se atentar para a fertilização das plantas para obter frutos em poucos anos. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS