Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba como plantar o cajueiro-anão em vasos e se delicie com a fruta!

Sendo uma árvore com tamanhos benefícios, ter um cajueiro em casa pode ser uma opção maravilhosa para você.

Publicado

em

O cajueiro é uma planta da família Anacardiaceae nativa da região nordeste do Brasil, que apresenta copa tortuosa e de diferentes portes. Na natureza, existem dois tipos: o comum (ou gigante) e o anão.

Seu fruto, a castanha de caju (e não o caju, como a maioria pensa), é muito saboroso, popularmente consumido seco e torrado. Prologando-se ao fruto, existe um pedúnculo (seu pseudofruto) macio, piriforme, também comestível, de cor alaranjada ou avermelhada: o caju.

O tronco do cajueiro produz uma resina amarela, conhecida por goma do cajueiro, que é usada na indústria do papel e na indústria farmacêutica.

Sua madeira, durável e de coloração rosada é também apreciada. As flores são especialmente melíferas e têm propriedades tônicas. A raiz, por sua vez, tem propriedades purgativas. Desse modo, sendo uma árvore com tamanhos benefícios, ter um cajueiro em casa é imprescindível.

Nem mesmo o fato de você dispor de pouco espaço é desculpa para não plantar o caju, já que você pode cultivar o cajueiro-anão em vasos, desde que empregues os cuidados básicos. Confira!

Plantio do caju

Para começar, selecione um vaso que tenha entre 60 litros a 100 litros de volume de substrato. Depois, adquira algumas sementes de caju em lojas especializadas. A

ntes de separar as sementes que serão utilizadas no plantio, coloque-as dentro de uma bacia com água para ver quais irão boiar. As sementes que boiarem não servem para o plantio, sendo assim, descarte-as.

Prepare o vaso para plantio certificando-se que o recipiente apresenta furos de drenagem. Coloque pedriscos no fundo e depois, manta de bidim.

Então, complete o espaço no vaso com substrato fértil. Adicione uma fonte de fósforo como farinha de osso, por exemplo.

Depois que a terra estiver misturada e preparada, coloque as sementes na mesma posição em que elas se encontravam na fruta ou deixe-as deitadas (na posição plana), para que o crescimento ocorra de maneira natural e espontânea.

Na sequência, cubra as sementes com um pouco de terra. Regue a planta e continue a regar conforme a necessidade do cajueiro. Nas primeiras semanas, é importante manter a terra levemente úmida para facilitar a germinação.

Por se tratar de uma planta de clima tropical, o cajueiro precisa de temperatura quente e sol pleno para se desenvolver e frutificar.

Em cerca de um ano após a germinação, a depender das condições de cultivo, já é possível colher cajus. Vale muito a pena!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS