Economia
Saiba o que fazer no caso de sua perícia médica ser negada
Sua perícia médica foi negada? Não se desespere. Agindo com calma e tomando decisões corretas você pode passar por essa situação sem estresse
Quando existem outros caminhos a se seguir, se desesperar não é uma opção a se tomar. No caso de sua perícia médica ser negada, você pode usar um recurso administrativo, fazer novos exames ou, até mesmo, entrar com uma ação judicial. Entenda qual a melhor opção para cada caso!
Existem diversos benefícios que podem ser dedicados a pessoas com incapacidades. São consideradas pessoas incapazes quem não têm condições de exercer suas funções no ambiente de trabalho. Dessa forma, sendo impossibilitada de trabalhar.
Os benefícios dedicados a essas pessoas podem ser: auxílio-acidente, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. No entanto, para que esses benefícios possam ser concedidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é necessário realizar uma perícia médica antes.
Nessa perícia, será avaliado se, de fato, o trabalhador não tem condições de exercer atividades laborativas e qual benefício deverá ser destinado a ele.
Segundo o INSS, cerca de 46% das pessoas que solicitam benefícios por incapacidade têm seu pedido negado pela perícia. É importante tomar alguns cuidados durante esse processo.
Como é feita a perícia médica?
Essa pode ser uma dúvida de muitos trabalhadores que querem solicitar algum benefício por incapacidade. Já que essa é uma das etapas decisivas para conseguir os benefícios.
Ao ir fazer a perícia, é importante ir ao local no dia e horário pré-determinado e levar consigo todos os documentos que possam comprovar a sua incapacidade.
Nesse processo, o médico irá avaliar seus exames e documentos que comprovem sua incapacidade, além de fazer algumas perguntas.
Com isso, o médico avaliará se de fato o trabalhador está inapto a trabalhar, por quanto tempo deverá ser afastado e qual auxílio deve ser dedicado.
Ao chegar ao final da sua perícia, é importante solicitar um documento que comprove sua presença, como um comprovante de comparecimento. Isso poderá auxiliar em outras etapas do processo.
Meu pedido foi negado, o que fazer?
Existem três caminhos que podem ser tomados quando após todo o processo o seu pedido for negado pela perícia médica.
O primeiro é refazer os exames. Refaça os exames e solicite o seu histórico médico a algum profissional de sua confiança. Com o histórico, é possível comprovar toda a trajetória da incapacidade, incluindo a forma como ela progrediu até a situação atual em que se contra o funcionário.
Com esses documentos em mãos, é possível solicitar uma nova perícia médica e, dessa maneira, comprovar sua incapacidade laborativa. Outra opção é entrar com um recurso administrativo, que poderá ser feito em até trinta dias após seu pedido ter sido negado.
Não é obrigatório possuir um advogado caso queira seguir esse caminho, no entanto, é aconselhável possuir essa orientação. Isso porque, muitas vezes, o benefício pode ter sido negado por ausência de documentos ou uma falha na solicitação.
Por último, é possível recorrer judicialmente. Nesse caso, o segurado deverá contratar um profissional para auxiliá-lo durante a ação. Isso porque apenas o advogado será capaz de tomar medidas para resguardar seu cliente e também olhar mais minunciosamente alguns documentos.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp