Conecte-se conosco

Economia

Saiba para quem é destinado o Seguro Defeso e qual o valor do benefício em 2023

Este é mais um benefício do INSS, destinado a uma parcela bem específica de trabalhadores. Veja quem são.

Publicado

em

Para que os pescadores não sejam prejudicados nos períodos em que a pesca é proibida, o INSS possui o Seguro Defeso, que é um benefício pago aos trabalhadores para que eles tenham renda necessária para o sustento e respeitem a preservação dos peixes.

Defeso é uma época do ano em que é proibido praticar a pesca, com o objetivo de deixar que os peixes se reproduzam, para que, assim, seja possível manter o equilíbrio ecológico e entre as espécies.

O Seguro Defeso é, portanto, um valor pago durante esse período, para que o pescador mantenha suas contas. O benefício está garantido na Lei nº 10.779/2003, com regulamentação no Decreto nº 8.424/2015.

Para receber o benefício, é preciso que o pescador trabalhe exclusivamente com pesca artesanal, ou que ela seja a principal renda de sua família. É preciso então fazer um registro de pescador profissional artesanal no INSS e comercializar sua pesca com nota fiscal.

Além disso, o INSS exige uma contribuição de pelo menos 12 meses para solicitação do seguro. A contribuição é mensal e equivalente a 2,1% do total de vendas de seus produtos.

O solicitante não pode ter vínculo empregatício nem fonte de renda extra, muito menos receber outros benefícios, como o BPC. O valor pago no Seguro Defeso é referente ao piso salarial, ou seja, neste ano de 2023, com o reajuste do salário mínimo, o valor é de R$ 1.320.

Se você é pescador e se encaixa nos requisitos de recebimento do benefício, é possível fazer a solicitação sem sair de casa, apenas pelo portal ou aplicativo Meu INSS. O aplicativo está disponível para dispositivos com sistema operacional Android ou iOS, e nós vamos te ensinar o passo a passo de como mexer nele.

Ao baixar o aplicativo ou entrar no site, você deve preencher seus dados de acesso e entrar na página inicial. Lá você precisa encontrar a opção “Agendamento/Requerimento” e, depois, clicar em “Novo Requerimento”.

Em seguida, informe que é pescador nas opções e anexe os seguintes documentos:

  • Comprovante de contribuição;
  • Registro profissional;
  • Comprovante de residência.

Sua solicitação passará por uma análise de profissionais e, se for aprovada, seu pagamento será disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, por meio de uma conta criada automaticamente.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS