Economia
Saiba para quem é destinado o Seguro Defeso e qual o valor do benefício em 2023
Este é mais um benefício do INSS, destinado a uma parcela bem específica de trabalhadores. Veja quem são.
Para que os pescadores não sejam prejudicados nos períodos em que a pesca é proibida, o INSS possui o Seguro Defeso, que é um benefício pago aos trabalhadores para que eles tenham renda necessária para o sustento e respeitem a preservação dos peixes.
Defeso é uma época do ano em que é proibido praticar a pesca, com o objetivo de deixar que os peixes se reproduzam, para que, assim, seja possível manter o equilíbrio ecológico e entre as espécies.
O Seguro Defeso é, portanto, um valor pago durante esse período, para que o pescador mantenha suas contas. O benefício está garantido na Lei nº 10.779/2003, com regulamentação no Decreto nº 8.424/2015.
Para receber o benefício, é preciso que o pescador trabalhe exclusivamente com pesca artesanal, ou que ela seja a principal renda de sua família. É preciso então fazer um registro de pescador profissional artesanal no INSS e comercializar sua pesca com nota fiscal.
Além disso, o INSS exige uma contribuição de pelo menos 12 meses para solicitação do seguro. A contribuição é mensal e equivalente a 2,1% do total de vendas de seus produtos.
O solicitante não pode ter vínculo empregatício nem fonte de renda extra, muito menos receber outros benefícios, como o BPC. O valor pago no Seguro Defeso é referente ao piso salarial, ou seja, neste ano de 2023, com o reajuste do salário mínimo, o valor é de R$ 1.320.
Se você é pescador e se encaixa nos requisitos de recebimento do benefício, é possível fazer a solicitação sem sair de casa, apenas pelo portal ou aplicativo Meu INSS. O aplicativo está disponível para dispositivos com sistema operacional Android ou iOS, e nós vamos te ensinar o passo a passo de como mexer nele.
Ao baixar o aplicativo ou entrar no site, você deve preencher seus dados de acesso e entrar na página inicial. Lá você precisa encontrar a opção “Agendamento/Requerimento” e, depois, clicar em “Novo Requerimento”.
Em seguida, informe que é pescador nas opções e anexe os seguintes documentos:
- Comprovante de contribuição;
- Registro profissional;
- Comprovante de residência.
Sua solicitação passará por uma análise de profissionais e, se for aprovada, seu pagamento será disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, por meio de uma conta criada automaticamente.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Política10 horas atrás
Cidade nordestina pode perder não uma, mas DUAS praias de uma vez; entenda o caso
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Finanças1 dia atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Com fim da escala 6×1, descubra quais profissões seriam beneficiadas
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos