Finanças
Saiba por que é tão importante revisar a aposentadoria
Na aposentadoria, alguns documentos não são fornecidos, o que acaba ocasionando a falta de informação e o erro nos valores enviados.
Embora não pareça comum, há um grande número de situações em que as análises feitas pelo direito previdenciário não condizem com o valor fornecido para o segurado.
Há uma lista considerável de fatores que podem acabar provocando essas situações, e um deles é o erro na solicitação da aposentadoria, quando determinados documentos não são apresentados ou encontram-se desatualizados em relação à legislação da Previdência Social.
Sou obrigado a conferir o benefício?
A grande maioria dos casos de solicitação de revisão no valor são referentes a situações em que o contribuinte trabalhou de 30 a 35 anos e, quando precisou pedir o auxílio para o INSS, acabou recebendo um valor inferior ao combinado.
Há determinadas situações em que existe a chance de efetuar uma revisão do benefício, a fim de que venha a ser corrigida a falha que impede que o segurado tenha acesso ao direito do melhor benefício previdenciário.
Mas, antes, teremos que compreender um pouco mais sobre a análise do benefício previdenciário. Veja mais informações abaixo:
Análise de pedido de aposentadoria
No momento em que uma aposentadoria é solicitada, ela passa por pelo menos quatro etapas. São elas:
- Preparação do Pedido
- Solicitação Formal ao INSS
- Análise dos documentos
- Decisão quanto ao pedido do benefício
Diante disso, o segurado terá que ter em mãos a documentação necessária para que haja um pagamento justo e correto, além do preenchimento adequado das informações, pois, conforme as regras, o que leva um pedido de aposentadoria a ser negado é a falta de provas do direito previdenciário.
Mas há outros fatores que contribuem na decisão, como, por exemplo, a compreensão legal do INSS no que diz respeito a questões jurídicas ligadas ao tempo especial, rural, trabalho na infância e o cálculo de outros momentos e salários.
Atualmente, existe a possibilidade de solicitar a verificação do valor da aposentadoria, para saber se ele realmente corresponde ao valor justo, por um período próximo a dez anos.
Portanto, o procedimento que terá que ser feito após a conclusão do seu pedido é solicitar uma cópia do processo administrativo, a fim de que haja um processo de investigação completa por um advogado especializado na área da previdência social, para identificar se há direito ou não ao pedido de revisão de aposentadoria.
Tipos de revisão de aposentadoria
Assim como já mencionamos anteriormente, há um prazo de dez anos para conseguir realizar a revisão nos valores, após o pedido ser aceito.
No que se refere aos tipos de revisão de aposentadoria, eles podem envolver questões relacionadas a fato e direito, como, por exemplo, o aposentado tem a oportunidade de conseguir o reconhecimento do direito recebido, reafirmação da DER, reconhecimento de tempo especial e utilização de todos os salários fornecidos para a previdência social no seu cálculo de aposentadoria.

-
Agronegócio2 dias atrás
Brasil vai congelar? Massa de ar polar coloca colheitas em risco com frio histórico
-
Loterias21 horas atrás
Em busca de prêmio de R$ 55, casal britânico descobre fortuna de R$ 6 milhões
-
Economia1 dia atrás
Casamento de Jeff Bezos reúne lista de convidados que supera o PIB de muitos países
-
Tecnologia1 dia atrás
Conheça funções secretas e botões ocultos no celular que facilitam a vida
-
Economia1 dia atrás
Mexeram no VR e no VA! Veja se seu bolso vai sentir o baque
-
Mercado de Trabalho12 horas atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Finanças23 horas atrás
Se você ganhou na loteria, parabéns! Agora saiba o que fazer para não perder tudo
-
Carreira1 dia atrás
Falar bem muda tudo: 5 truques de oratória para conquistar o ouvinte em qualquer situação