Conecte-se conosco

Finanças

É possível aumentar o valor da aposentadoria?

Confira três maneiras de fazer com que o valor da sua aposentadoria aumente consideravelmente!

Publicado

em

Aposentadoria

A aposentadoria é um dos direitos trabalhistas garantidos na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A autarquia responsável pelo repasse da aposentadoria é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Devido às modificações ocorridas na Previdência ao longo dos anos, equívocos podem ocorrer no cálculo da renda mensal dos aposentados e pensionistas. Logo, você mesmo pode se atentar a essas irregularidades para garantir um pagamento de um valor mais alto e justo.

Nesse sentido, confira a seguir as dicas que trouxemos para se ter um benefício com um valor mais atrativo.

Dicas para aumentar o valor de sua aposentadoria

1 – Solicitar uma revisão

Existem diversos tipos de revisão do valor da aposentadoria. Para solicitá-la, é necessário comprovar a presença de irregularidades na justiça. Por isso, é muito importante contatar um advogado previdenciário de confiança. Dessa maneira, saiba que a revisão pode ser da Vida Toda, do buraco negro, para inclusão da atividade rural, inclusão do tempo como militar, por ganho de ação trabalhista.

2- Descarte de contribuições

Após a reforma da Previdência, tornou-se possível retirar do seu cálculo as contribuições que acabam diminuindo o valor da sua aposentadoria. É importante que essas contribuições sejam realizadas posteriormente à implementação do Plano Real, que ocorreu em 1994. Além disso, é necessário possuir mais de 15 anos de contribuição.

Nesse sentido, esse descarte é vantajoso para aquelas pessoas que possuem mais de 15 anos de contribuição e se aposentaram pelas novas regras trazidas pela reforma da Previdência.

Para que isso ocorra, deverá ser realizado um estudo de toda a sua documentação, assim como fazer simulações de quando será vantajoso descartar e quais meses devem ser descartados.

3- Inclusão do tempo em atividade especial 

Por fim, a aposentadoria especial é concedida aos trabalhadores que exercem atividades arriscadas. Por conta dos riscos contra a integridade física dos indivíduos é muito comum que as pessoas saiam desse tipo de serviço e acabam se direcionando a outras modalidades de aposentadoria. 

Frente a isso, é muito comum que o INSS deixe esse tempo de atuação em atividade especial passar batido. Diante desse contexto, é possível que, com a ajuda de um advogado especializado, você converta a contagem especial por meio de uma revisão, que provavelmente aumentará o pagamento mensal da sua aposentadoria.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS