Tecnologia
Saiba quais são os assuntos que não devem ser mencionados numa conversa com o ChatGPT
Com a popularidade das inteligências artificiais, muitas pessoas estão fazendo perguntas para os mecanismos, porém existem alguns temas que não devem ser abordados. Venha descobrir quais são.
O ChatGPT , sem sombra de dúvidas, tornou-se um dos mecanismos de inteligência artificial (IA) mais populares de todos os tempos, e o seu crescimento é exponencial. Muitas pessoas estão utilizando a ferramenta tanto para trabalho como para fins de entretenimento, e o conteúdo gerado das interações é surpreendente.
Porém, você sabia que existem algumas questões que não são muito pertinentes de serem abordadas com a IA? É isso mesmo, e a principal razão para isso é a limitação do modelo linguístico de que a tecnologia atual dispõe.
Perguntas que não devem ser feitas para a IA
Como já abordamos antes, a qualidade das respostas pode ser prejudicada devido às limitações tecnológicas dos “robôs”, afinal, estamos falando de algo que ainda está se desenvolvendo. Dessa forma, os mecanismos ainda possuem uma certa dificuldade de entender coisas como ironia, sarcasmo, deboche, entre outros.
Mas, segundo especialistas do setor, à medida que mais dados vão sendo colhidos e o conhecimento avança, será possível criar modelos cada vez mais próximos do entendimento humano. As expectativas para o futuro são muitas, então vamos conferir a seguir alguns tópicos que não devem ser acordados para uma IA.
Acontecimentos muito recentes
Para formular respostas, as inteligências artificiais recorrem a um banco de dados que existe na sua programação. Se usarmos o ChatGPT, como exemplo, isso seria um problema, já que o conhecimento inserido nele corresponde a fatos que aconteceram até o ano de 2021, estando desatualizado.
Conselhos de natureza médica ou jurídica
Uma inteligência artificial não substitui um profissional devidamente formado e qualificado. Dessa forma, o mecanismo não poderá te passar informações seguras acerca de saúde ou Direito. Para tal, o melhor é procurar ajuda humana especializada.
Questões que envolvam preconceito ou discriminação
Perguntas visando incentivar ou realizar discriminação de qualquer natureza, racismo ou discurso de ódio jamais devem ser feitas! É de suma importância evitar ao máximo abordar esses temas, uma vez que a IA não tem a sensibilidade nem discernimento para responder sobre temas sensíveis da forma adequada.
Posicionamento político
As IAs possuem uma programação neutra, incapaz de tomar partido em uma ideologia x ou y. Então, de nada adianta perguntar sobre opinião politica ou buscar quaisquer conselhos nesse sentido. Portanto, esperar que a plataforma te ajude a tomar decisões que envolvam esse assunto é desaconselhável.
Sempre que utilizar essa tecnologia, lembre-se de ser responsável e respeite sempre os limites éticos. Afinal, não é porque algo pode ser feito, que isso deva acontecer. Se estiver chateado, bravo ou deprimido com alguma coisa, procure ajuda especializada. Acredite, uma inteligência artificial não substitui uma boa psicóloga.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio8 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças15 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer