Conecte-se conosco

Economia

Saiba qual é a cidade brasileira que terá aumento de 12% no valor do IPTU

É previsto que o valor do IPTU em uma das cidades mais importantes do Brasil passe por um aumento de cerca de 12%; Entenda o porquê.

Publicado

em

IPTU, isenção IPTU

Um Projeto de Lei (PL) aprovou o aumento de cerca de 12% no valor a ser pago de IPTU em 2023. Esse aumento afetará quase 80% dos imóveis da cidade, o que fará com que cerca de 950 mil imóveis tenham seu valor venal alterado.

Foi no dia 5 de novembro que esse PL foi aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC). No texto aprovado, o valor a ser pago de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) terá um aumento de 12%.

No entanto, essa mudança no valor do imposto traz diversos questionamentos por parte da população, levando em consideração que cerca de 80% dos imóveis da região serão afetados com o aumento no valor.

O número total de imóveis que terão o valor do IPTU maior no ano que vem alcança mais de 950 mil. O acréscimo chega a 30% para mais de 400 mil imóveis, enquanto outros quase 400 mil terão o aumento do imposto entre os valores de 1% até 29%.

Segundo o que foi dito pela prefeitura da capital paranaense, o valor que será arrecadado com o aumento do Imposto Predial Territorial Urbano chegará ao valor de R$ 1,2 bilhão.

A proposta desse Projeto de Lei da Câmara dos Vereadores vem sendo questionada pela população, principalmente pelos setores do comércio, empresarial, imobiliário e político da cidade.

O texto do Projeto de Lei que está em trâmite pela Câmara dos Vereadores é o responsável por revisar a PGV (Planta Geriátrica de Valores), levando em consideração os valores do IPTU e taxa de lixo para fazer o cálculo.

Para os donos de imóveis que terão aumento no valor, os carnês do imposto com o valor reajustado deverão ser entregues em março do ano que vem. O imposto poderá ser pago à vista, o que permitirá que o proprietário receba 10% de desconto, ou em parcelas que poderão ser divididas até o mês de dezembro de 2023.

Dessa forma, é esperado que seja possível respeitar o prazo imposto de 90 dias, como o que é determinado pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE – PR).

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS