Agronegócio
Saiba qual trepadeira usar no pergolado e deixe seu jardim ainda mais charmoso
Conheça as espécies mais utilizadas nas estruturas que compõem o jardim e deixam o paisagismo da casa ainda mais bonito!
Os pergolados são uma espécie de galeria exterior em jardins, utilizados para passeio, construído em forma de ramada a partir de duas séries de colunas paralelas, servindo também para suporte a plantas trepadeiras. Os pergolados são muito utilizados em parques, bosques, praças e ruas, deixando o ambiente ainda mais aconchegante e charmoso.
Mas você sabe quais plantas utilizar no pergolado? Além do paisagismo, certas espécies trepadeiras podem ajudar na sombra e tornar os jardins mais confortáveis. Por isso, separamos uma lista com as espécies mais usadas e que ficam lindas em combinação com o pergolado. Confira!
6 espécies para usar no pergolado
- Trepadeira jade
A famosa trepadeira-jade é muito utilizada em pergolados. Sua floração colorida em cachos em tons azul-esverdeado e vermelho, atrai borboletas e beija-flores. Além disso, essa espécie deve ser cultiva em locais de sol direto, com solo bem adubado e podas frequentes, para que ela cresça de maneira saudável.
- Tumbergia-azul
Como o próprio nome diz, a tumbergia-azul possui flores grandes e azuis. De crescimento rápido, essa espécie demanda cuidados muito simples. Entretanto, o ideal é que seja cultivada em locais com sol no período matutino e clima ameno. A tumbergia-azul floresce na primavera e seu solo deve ser úmido e adubado com frequência. Já em relação à sua poda, deve ser feita fora da época de floração.
- Alamanda
Nativa do Brasil, a alamanda é uma trepadeira de folhagem escura e densa, considerada um repelente natural a pragas, como pulgões e cochonilhas. Suas flores são de cor amarela e florescem o ano todo, principalmente na primavera e verão. Por ser uma planta tóxica, é necessário ter bastante cuidado na hora do seu manuseio.
- Sapatinho-de-judia
A sapatinho-de-judia deve ser cultivada em pleno sol para florescer com abundância. De clima tropical, essa espécie não tolera baixas temperaturas e geadas. Entretanto, é uma planta de fácil cultivo e suas folhas verde-escuras com cachos de flores pendentes em formato de sapatinho, com tons de púrpura e amarelo se tornam um grande atrativo para beija-flores.
- Amor-agarradinho
Com pequenas flores rosas ou brancas, a amor-agarradinho é uma trepadeira de floração duradoura e bastante atrativa para abelhas. Essa espécie pode ser cultivada em qualquer região do país, desde que seja exposta em locais bem ensolarados.
- Jasmim-dos-poetas
De galhos rosados e flores brancas, a jasmim-dos-poetas é conhecida pelo seu intenso perfume. De crescimento rápido, a jasmim-dos-poetas deve ser cultivada em locais de sol pleno e clima ameno. Já suas regas devem ser regulares e necessita de podas de limpeza. Por ser uma planta delicada, a jasmim-dos-poetas é ideal para jardins clássicos e românticos.
Agora que você conhece um pouco mais sobre algumas espécies de trepadeira, escolha a sua preferida e deixe seu pergolado ainda mais charmoso!
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp