Política
Saiba se seu Bolsa Família pode ser cancelado pelo governo em 2023
Algumas notícias falsas sobre cancelamento ou paralisação do Bolsa Família estão circulando. Entenda qual é a verdade sobre esse assunto.
Com a nova gestão presidencial, o programa Bolsa Família passará por algumas atualizações. Desde o período da campanha eleitoral, quando Luiz Inácio Lula da Silva ainda era candidato, essas mudanças já estavam sendo divulgadas.
A princípio, vale lembrar que o Bolsa Família foi criado em 2003 com o objetivo de levar emancipação financeira às famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Desde então, o programa já chegou a beneficiar mais de 13 milhões de famílias.
Em uma década de existência, o Bolsa Família é o maior programa social da federação brasileira e um exemplo de política pública para outros países. Essas mudanças não desviam o objetivo do projeto, no geral, elas irão servir para que golpes sejam evitados.
O Auxílio Brasil voltará a seu nome original de Bolsa Família, portanto, aqueles que são beneficiários do Auxílio Brasil receberão o Bolsa Família em 2023. Em 2023, o número de pessoas que moram sozinhas se cadastrando e tendo o benefício do Auxílio Brasil concedido aumentou significativamente.
Isso gerou uma suspeita de golpe e é um dos motivos do sistema do CadÚnico que concede os benefícios sociais passar pela reformulação. Mas informações como paralisação do benefício são falsas.
A exemplo disso, uma fala da ministra do Planejamento, Simone Tebet, foi divulgada de maneira errada propagando a informação falsa de que o benefício seria paralisado por 60 dias. Tabet falava sobre o cancelamento do Bolsa Família apenas para pessoas que não cumprem as exigências para o receber.
As famílias que estão devidamente registradas no Cadastro Único (CadÚnico) e cumprirem as exigências do programa não terão o benefício cancelado. O CadÚnico passará por uma reformulação, ou seja, um pente-fino para que esses beneficiários indevidos deixem de receber o repasse do Governo Federal.
Os beneficiários, que recebem o valor de maneira indevida, têm o direito de solicitar o cancelamento antes do pente-fino ser realizado pelo Governo Federal. Já as famílias que recebem entre R$ 105 e R$ 205 não precisam se preocupar.
Essa média de renda per capita caracteriza a família em situação de pobreza e extrema pobreza, portanto, essas não terão seu benefício cancelado. Para continuar recebendo o Bolsa Família em 2023, o beneficiário pode comparecer em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para atualizar seu cadastro.

-
Tecnologia1 dia atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia1 dia atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo2 dias atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Finanças14 horas atrás
Comerciantes não estão mais aceitando dinheiro em espécie. Pode isso?
-
Mundo1 dia atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
MEI2 dias atrás
Cartão sem anuidade para MEI: saiba como conseguir e impulsionar seu negócio
-
Investimentos2 dias atrás
‘Caixinha Turbo’ do Nubank promete maior rendimento para clientes
-
Finanças2 dias atrás
4 erros que ‘comem’ todo o seu dinheiro e você nem percebe