Conecte-se conosco

Agronegócio

Sal rosa do Himalaia: por que ele tem essa cor? Saiba tudo sobre este tipo de tempero!

Continue a leitura para entender por que o sal do Himalaia é rosa e confira tudo que você precisa saber sobre este tipo de alimento.

Publicado

em

Você já se perguntou por que o sal rosa do Himalaia tem essa cor? Ele é um tipo de sal muito popular atualmente, pois é considerado mais natural e saudável do que o sal de mesa comum.

Mas será que ele realmente faz bem para a saúde? E por que o tempero tem essa tonalidade rosada? Continue a leitura para saber tudo sobre este tipo de sal.

O famoso sal rosa do Himalaia

Crédito: Eduardo Y / Shutterstock

O sal rosa do Himalaia é extraído manualmente de minas de sal que ficam próximas à cordilheira do Himalaia, no Paquistão. Essas minas são formadas por cristais de sal que se originaram há milhões de anos, quando a água do mar evaporou e deixou para trás os seus minerais.

Aí está a explicação da cor do tempero: tais minerais são os responsáveis pela cor rosa do sal, pois incluem ferro, cálcio, potássio, magnésio e zinco, entre outros.

Esse tipo de sal tem uma composição parecida com a do sal marinho, com cerca de 98% de cloreto de sódio. Porém, ele contém traços dos outros minerais que o sal comum não tem, já que passa por um processo de refinamento e branqueamento que os elimina.

Além disso, o sal comum também recebe aditivos químicos, como antiumectantes e iodo, que acabam alterando seu sabor e sua textura. Por isso, ele acaba sendo considerado menos saudável.

O sal do Himalaia é realmente menos prejudicial à saúde?

Muitas pessoas acreditam que o sal do Himalaia é benéfico para a saúde, pois melhora problemas respiratórios, equilibra o pH do corpo, controla o açúcar no sangue, regula o sono e até aumenta a libido.

No entanto, esses benefícios não são comprovados cientificamente, pois existem poucos estudos sobre esse tipo de sal, que ganhou maior fama recentemente.

Além disso, o consumo de sal rosa do Himalaia não fornece quantidades significativas dos minerais que ele contém, pois eles estão presentes em traços muito pequenos.

Em suma, é importante sempre lembrar que, assim como os outros tipos de sal, o do Himalaia deve ser consumido com moderação. Isso porque ele também contém sódio, que em excesso pode causar problemas como hipertensão, retenção de líquidos e doenças renais.

Como utilizar o sal rosa?

O sal rosa pode ser utilizado para temperar diversos alimentos, como frutos-do-mar, peixes, legumes e verduras. Além de massas e saladas.

Ele tem um sabor mais suave e delicado do que o sal comum, mas isso pode acabar levando ao seu consumo excessivo do tempero. Uma boa dica é misturar o sal rosa com temperos naturais, como cebola, alho, salsinha e cebolinha.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS