Conecte-se conosco

Saúde

Sal, sódio cerebral e hipertensão: Desvendando a conexão perigosa!

Diferente do que se pensa, o consumo de sal em excesso não distribui o sódio por todo o corpo, e sim o acumula no cérebro, diz estudo.

Publicado

em

Ao contrário do que pensa, ao consumir muito sal, ao invés de se espalhar de forma equilibrada para diferentes partes do corpo, esse se concentra no líquor, que nada mais é do que o líquido responsável por proteger o sistema nervoso central.

A informação acima é um estudo feito pelos pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, publicado na Molecular and Cellular Neuroscience, uma revista científica.

Esses pesquisadores apontam uma nova possibilidade, a de que o consumo em excesso de sal pode causar o acúmulo de sódio no cérebro. Isso, por sua vez, pode ser a causa da hipertensão.

Segundo a pesquisa, um possível mecanismo é o responsável por desencadear a doença, não apenas nos neurônios, mas também no sistema nervoso central.

A pesquisa

Para chegar a essa conclusão, os estudos foram feitos a partir da análise de ratos. Esses, para serem analisados, consumiam sal em excesso e, ao invés de água, bebiam uma solução que continha água e 2% de cloreto de sódio.

Ao serem expostos a essas condições, os roedores demoraram apenas uma semana para desenvolver hipertensão. Ao estudarem os cobaias, os pesquisadores notaram o acúmulo de sódio no líquor.

Conclusão do estudo

Dessa forma, os pesquisadores concluíram que esses animais, que foram expostos a grandes quantidades de sal, não apresentavam sódio em seu sangue, mas sim, no líquido que protege o sistema nervoso central.

Os cientistas completam,

Dessa forma, podemos presumir que a gênese da hipertensão envolve um componente neural, a qual pode estar relacionada a esse excesso de sódio retido no líquor.

Com a pesquisa, foi possível notar que, ao contrário do que se pensava, quando há o consumo excessivo de sal, o sódio não se distribui pelo corpo de forma equilibrada.

Os pesquisadores entendem que, agora, os próximos passos devem ser para investigar ainda mais a fundo os mecanismos fisiológicos responsáveis por esse acúmulo de sódio no líquor. Além disso, também se deve observar a relação entre o acúmulo de sódio no líquor e a ligação disso com a hipertensão.

O que é a hipertensão?

Segundo a definição do Ministério da Saúde, a hipertensão arterial, conhecida também como pressão alta, é uma doença crônica que se caracteriza pelos níveis elevados da pressão arterial.

Dessa forma, a hipertensão é a responsável por fazer com que o coração tenha que exercer uma maior força para que o sangue seja distribuído por todo o corpo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS