Conecte-se conosco

Economia

Saque do FGTS pode ser usado para conseguir empréstimo; Veja como

Bancos e fintechs apostam na antecipação de saques do fundo para quem está negativado ou busca por taxas de juros mais em conta.

Publicado

em

O governo federal lançou em 2019 uma nova modalidade de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o chamado saque-aniversário. Por ela, os trabalhadores com carteira assinada podem receber parte do saldo disponível no fundo anualmente e no mês de nascimento.

Leia mais: Quais as chances de os aposentados receberem o 14º salário do INSS em 2021?

Enxergando um grande potencial financeiro na medida, bancos e fintechs criaram linhas de crédito que antecipam as próximas parcelas a receber do beneficiário. O dinheiro é oferecido por meio de empréstimos cujas taxas de juros são mais baratas. Além disso, a antecipação do saque-aniversário do FGTS também conta com menos burocracia.

Vantagens da antecipação do saque-aniversário

Confira a seguir os benefícios oferecidos pela linha de crédito aos trabalhadores que optarem pela modalidade:

  • A solicitação do empréstimo pode ser feita pela internet;
  • Os juros cobrados do empréstimo FGTS estão abaixo dos valores de outras linhas de crédito, como o cheque especial, por exemplo;
  • O trabalhador não precisa se preocupar em pagar as parcelas, pois o valor devido é debitado diretamente do Fundo de Garantia;
  • O contribuinte pode usar o valor como achar melhor, seja na quitação de dívidas e até mesmo para investir o dinheiro;
  • O beneficiário tem acesso ao crédito com antecedência;
  • O empréstimo FGTS não atrapalha a contratação de outras linhas de crédito;
  • O serviço está à disposição mesmo por pessoas negativadas ou com o score de crédito baixo.

Como solicitar um empréstimo utilizando o saque-aniversário do FGTS?

O primeiro passo é aderir ao saque-aniversário do FGTS. A modalidade permite que o contribuinte faça saques proporcionais da conta do FGTS, uma vez ao ano e sempre no mês de aniversário.

Feito isso, torna-se possível antecipar o benefício por meio de empréstimos nos principais bancos do país. Lembrando que o trabalhador deve acessar o aplicativo do FGTS e autorizar o acesso das instituições à conta do fundo, na aba “Autorizar Bancos”.

Depois disso, basta consultar se o seu banco de interesse disponibiliza linhas de crédito por essa modalidade. Ao menos 15 instituições financeiras oferecem o empréstimo FGTS hoje em dia. Em alguns casos, é permitido antecipar até cinco anos do saque-aniversário.

Um dos pré-requisitos é ter mais de 18 anos, estar com o CPF em situação regular e não ter contratos em atraso junto ao banco em questão. Outro ponto exigido é ter conta corrente ou poupança ativa para o depósitos do dinheiro da contratação.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, um dos bancos mais buscados para quem deseja antecipar o FGTS, mais de R$ 9 bilhões já foram emprestados por meio dessa modalidade de crédito, cujo valor inicial das liberações é de R$ 2 mil.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS