Economia
Saque emergencial do FGTS: uma ajuda para os trabalhadores em tempos difíceis
Trabalhadores que passaram por situações de desastre naturais podem encontrar no FGTS uma forma amparo. Confira!
A Caixa Econômica Federal tem desempenhado um papel importante ao liberar o FGTS por calamidade pública para os trabalhadores afetados pelas chuvas intensas nos municípios de São Sebastião e Caraguatatuba, em São Paulo.
Essa medida é extremamente útil para os trabalhadores que tiveram suas rendas afetadas pelas chuvas e precisam de uma fonte extra de renda para lidar com os danos causados.
O FGTS por calamidade pública é um direito dos trabalhadores que vivem em áreas costumeiras de desastres naturais, onde há riscos de alagamentos, deslizamentos de terra e enchentes. Ele permite que os trabalhadores contem com uma renda emergencial para ajudar na recuperação de suas perdas materiais.
Existem alguns critérios para a solicitação do FGTS por calamidade pública. O primeiro deles é ter saldo na conta e não ter feito a solicitação pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O valor máximo que pode ser sacado, nestes casos, é R$ 6.220.
Diante disso, vários estados contam com o auxílio do FGTS para calamidade e fazem uso, neste momento: Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É possível acessar todas as cidades habilitadas a receber o saque no site do FGTS da Caixa.
Também é possível solicitar o valor através do aplicativo do FGTS clicando em “Meus saques” e, depois, em “Outras situações de saques”. Em seguida, basta clicar em “Calamidade pública” e informar a cidade em questão.
O aplicativo solicitará alguns documentos, e o trabalhador deverá anexar e escolher uma conta para receber o dinheiro. O prazo para recebimento do valor é de 60 dias, em caso de aprovação.
Sendo assim, o FGTS por calamidade pública se torna uma medida importante da Caixa Econômica Federal para auxiliar os trabalhadores neste momento tão difícil, disponibilizando uma renda extra para que eles possam restabelecer, na medida do possível, ao seu patrimônio.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho18 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%