Conecte-se conosco

Saúde

Saúde bucal: saiba quando está na hora de trocar sua escova de dentes

A escova de dentes é a principal responsável pela higiene da bucal. Mas você sabe se ela está limpa e fazendo sua função? Quando trocá-la?

Publicado

em

Quando foi a última vez que você trocou a sua escova de dentes? Não é necessário esperar longos períodos para substitui-la.

As escovas de dentes são a principal ferramenta para a higiene bucal, no entanto, quando estão desgastadas não são capazes de remover a sujeira da forma correta e ainda podem prejudicar a sua saúde bucal.

É isso mesmo! Uma escova que dentes que já passou do “prazo de validade” pode ter acumulado bactérias que podem causar uma série de problemas na sua boca como a placa, retração da gengiva ou até fazer seus dentes cairem.

Segundo especialistas a melhor forma de identificar a hora correta de trocar a sua escova de dentes é observar as cerdas, quando elas começarem a ficar deformadas, você já deve substitui-la.

Isso porque o poder de limpeza fica comprometido com as cerdas tortas. E, com isso, as pessoas costumam começar a tentar aplicar mais força, machucam a gengiva e a escovação já fica toda prejudicada. Por isso, cerdas tortas, troque a escova!

Além disso, é importantíssimo tomar outros cuidados para manter a higiene sempre em dia. Após escovação, lave-a em água corrente e guade-a de pé para evitar contaminações.

Mesmo que as cerdas não estejam com aspecto gasto, faça a substituição da sua escova a cada três ou quatro meses, para evitar a proliferação de fungos, germes e bactérias.

Outro caso que também exige a troca independente do aspecto das cerdas é quando você estiver alguma doenças respiratórias, como gripe ou Covid-19 ou ainda com infecções na boca ou na garganta, pois os germes ou vírus relacionados podem se alojar na escova e causar reinfecção.

Vale destacar que as mesmas orientações servem para as escovas elétricas. No entanto, nestes casos, apenas a parte superior delas deve ser substituída.

Para escolher a melhor escova de dentes para o seu caso, peça a orientação do seu dentista.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS