Conecte-se conosco

Agronegócio

Se você cuida de jardim ou horta, melhor tomar cuidado com estes constantes perigos!

Ter um jardim ou horta em casa pode ser uma atividade relaxante, mas também perigosa. Fique atento a estes riscos constantes.

Publicado

em

A jardinagem é uma atividade relaxante e prazerosa, que pode trazer diversos benefícios para muitas pessoas, mas também pode trazer alguns riscos para a saúde.

Algumas ferramentas, plantas e produtos químicos usados na atividade podem causar alergias, infecções, intoxicações ou ferimentos, caso não sejam manuseados com o cuidado necessário.

Pensando em seu bem-estar, nós iremos explicar alguns dos principais perigos dessa atividade incrível e como evitá-los, assim, você pode aproveitar ao máximo a jardinagem, mas sem colocar sua saúde e integridade físico em risco. Confira logo a seguir.

Os perigos da jardinagem

Doenças transmissíveis

Alguns animais podem perambular e até mesmo viver em sua horta, como ratos, que podem transmitir algumas doenças perigosas, como a leptospirose.

Assim, tome muito cuidado com o consumo de água, caso colete de fontes no local. Além disso, uma boa é ter predadores naturais (gatos) ou plantas e mecanismos para repelir os ratos.

Tétano

Ao contrário do que muitos imaginam, o tétano não é transmitido apenas por objetos enferrujados. O solo, especialmente quando adubado, pode conter a bactéria Clostridium tetani que, por sua vez, transmite a doença. Basta espetar o dedo em espinhos de uma rosa contaminada para contrair a doença.

No entanto, não é preciso entrar em pânico por essa notícia, já que no Brasil a população é vacinada contra o tétano frequentemente, fazendo com que casos assim sejam muito raros.

Ferramentas

É claro que você já deve ter notado, mas as ferramentas de jardinagem oferecem riscos caso não sejam manuseadas adequadamente.

Tais itens podem ser elétricos, como a serra-elétrica, ou não, como uma simples tesoura de poda, grande e bastante afiada.

Por isso, é preciso estar sempre atento quando estiver manuseando itens perigosos, como os dois exemplos mencionados acima, evitando que acidentes aconteçam e machuque você ou outras pessoas envolvidas na atividade.

Bactérias e fungos

Uma simples pilha de compostagem, seja ela caseira ou não, está cheia de fungos e bactérias, e se não for tratada com o manuseio adequado, podem causar problemas. Assim, é necessário estar sempre atento às recomendações e cuidados necessários para a jardinagem segura.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS