Conecte-se conosco

Política

Secretário dos EUA, Antony Blinken, se reúne com Lula hoje

Apoio ao Brasil no G20.

Publicado

em

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, realizará uma visita ao Brasil nesta semana, onde se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira (21) às 9h, no Palácio do Planalto. Além disso, participará da reunião dos ministros do G20, que congrega as 19 maiores economias do mundo, juntamente com a União Europeia e a União Africana, no Rio de Janeiro.

Conforme comunicado do governo norte-americano, Blinken enfatizará o apoio dos Estados Unidos à presidência brasileira no G20, assim como a parceria entre os dois países em prol dos direitos dos trabalhadores e da cooperação na transição para energia limpa.

“O secretário busca um diálogo e engajamento substanciais com o presidente Lula sobre várias questões globais. O Brasil é um parceiro crucial em diversos temas, incluindo questões de paz e segurança global”, declarou o secretário de Estado Adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Brian Nichols, em entrevista à imprensa.

Antony Blinken

Outro ponto de discussão provável é a disputa territorial entre Venezuela e Guiana pelo território de Essequibo. O secretário adjunto informou que o governo brasileiro expressou sua preocupação com a situação e desempenha um papel importante na tentativa de resolver as tensões entre as autoridades de Maduro e o governo da Guiana sobre Essequibo.

No Rio de Janeiro, Blinken participará nos dias 21 e 22 da Reunião de Ministros das Relações Exteriores do G20. “Durante a reunião, o secretário irá envolver os parceiros do G20 e outros na Missão Multinacional de Apoio à Segurança no Haiti, um esforço crucial em resposta ao apelo do povo haitiano por assistência para restaurar a segurança e a estabilidade”, acrescentou Nichols.

Na quinta-feira (22), Blinken viajará para a Argentina, onde se encontrará com o presidente Javier Milei para discutir questões bilaterais e globais, como crescimento econômico sustentável, prosperidade econômica, direitos humanos e fortalecimento do comércio entre os dois países.

(Com informações da Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS