Economia
Segmento de energia está na pauta do Senado, que tem 8 matérias prontas para votação
Elas estão na Comissão de Infraestrutura (CI)
O segmento de energia está na pauta do Senado, que tem 8 matérias prontas para votação.
Elas estão na Comissão de Infraestrutura (CI), a exemplo do projeto de lei que limita a inclusão das “despesas não técnicas” na conta de energia elétrica (PL 5.325/2019).
Assim, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os custos decorrentes de furtos de energia ou erros nos processos de medição e faturamento representam, em média, 2,9% das receitas das distribuidoras. Na região Norte, esse percentual chega a 10,7%.
De acordo com a Agência Senado, outra matéria pronta para ser votada na Comissão é a que estabelece estímulos para a produção de biogás, biometano e energia elétrica a partir do aproveitamento de resíduos sólidos em aterros sanitários (PLS 302/2018).
O projeto altera a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, de 2010) para incluir a elaboração e a execução de projetos de aterros sanitários que contemplem a geração de energia elétrica entre as iniciativas que podem ser atendidas por medidas indutoras e linhas de financiamento do poder público.
Além disso, permite que empresas dedicadas a gerar energia a partir do aproveitamento dos resíduos sólidos em aterros sanitários possam receber incentivos fiscais, financeiros ou creditícios da União, do estado ou do município.
Outro projeto, que regula a passagem de linhas de transmissão de energia elétrica por terras indígenas, também está pronto para a votação. Trata-se do PLP 275/2019.
Segmento de energia: matérias no Senado
Há ainda, aguardando votação, uma matéria que permite a geração de energia elétrica pelas concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviço público de distribuição de energia (PLS 277/2015). Esta, porém, tem parecer pela rejeição.
Outra que tem parecer pela rejeição é a matéria que prevê que empresas de energia elétrica ou telecomunicações que compartilham postes ou dutos com outras companhias devem ser obrigadas a pagar por isso às prefeituras do local onde operam (PLS 310/2018).
Confira todos os PLs aqui:
OFS 21/2019
PL 5325/2019
PLC 67/2018
PLP 275/2019
PLS 177/2018
PLS 277/2015
PLS 302/2018
PLS 310/2018

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga