Conecte-se conosco

Agronegócio

Segredos Verdes: Estudo revela que plantas emitem sons em momentos críticos

Plantas podem emitir sons, principalmente quando estão em situações de estresse. É o que revela um estudo recente.

Publicado

em

Um novo estudo realizado pela Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriu que as plantas emitem sons, mesmo que imperceptíveis ao ouvido humano, quando estão em situações de estresse, como a falta de água ou o corte.

O estudo foi publicado na revista Cell em março de 2021 e aponta que esses sons podem ser causados por bolhas de ar no interior das plantas, mais especificamente, nos sistemas vasculares delas.

Durante o estudo, os pesquisadores usaram plantas como o tomate e o tabaco como “cobaias”. Através dos equipamentos, eles perceberam que essas plantas emitiam sons ultrassônicos, ou seja, ondas sonoras com frequência maior do que a que pode ser ouvida por humanos sem o auxílio da tecnologia.

Os cientistas responsáveis pelo estudo já haviam comentado sobre os “gritos” das plantas em 2019, mas agora foi possível confirmar que esses sons se propagam pelo ar.

O som emitido pelas plantas é baixo, parecido com pequenos estalos, que lembram até mesmo o som de plástico bolha estourando. Em uma hora, as plantas em boas condições emitem apenas um estalo, enquanto aquelas em situações de estresse emitem, em média, 40 estalos em apenas uma hora.

Os pesquisadores acreditam que as plantas que emitem esses sons possam ser ouvidas por animais com melhor audição, assim como outras plantas. “Estas descobertas podem alterar a maneira como pensamos sobre o reino vegetal, considerado quase silencioso até agora“, explicam os pesquisadores.

Para o estudo, os cientistas colocaram microfones a cerca de 10 cm das plantas, tanto em uma caixa à prova de som quanto em uma estufa. Também testaram se um vaso apenas com terra faria barulho, o que não aconteceu.

Yossi Yovel, um dos autores do estudo, comentou que o fato das plantas estarem fazendo esses sons abre um novo caminho de oportunidades para a exploração desses ruídos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS